Jbos Seam, Spring Roo ou Play! Framewrok ? Qual melhor opção?

Prezados,

Gostaria de saber a opinião de vocês sobre os seguintes Frameworks Jbos Seam, Spring Roo e Play! Framewrok que agilizam bastante o desenvolvimento. Já fiz leitura de alguns materiais até comprativos, porém gostaria de ouvir opiniões de pessoas que já usaram ou conhece os mesmos e então relatar um pouco se é possivel ter dentre eles um mais pratico e flexível.

Qual seria a melhor opção?

Dentro desta tipo de Framework possui mais algum que desenvolve desta forma?

Agradeço a atenção desde já.

Já pesquisou sobre o Grails? Dentre os citados, prefiro ele.

O JBoss Seam só é mais vantajoso se for para usar com JSF. O casamento entre os dois é melhor, do que Spring/JSF por exemplo.

JBoss Seam não vejo grande vantagem. E o projeto já foi deixado pela JBoss, hoje ele se subdividiu em várioos outros que são mantidos pela comunidade.

Bem lembrado mesmo. Foi “abandonado”. Até última vez que olhei o pessoal da Red Hat ainda tava pelo menos aplicando bugfixes, hoje não sei mais. Mesmo assim, eu ainda prefiro usar JSF com Seam do que com Spring :slight_smile:

Prefiro usar JSF com os padrões do Java EE 6 como CDI e JPA com Hibernate.

Agradeço os comentários, mas vai mais uma pergunta.

Qual a estrutura que você sugerem para usar em um projeto Java Web?

Qual a preferencia de vocês em utilização?

A possibilidade do JSF com PrimeFaces é o que mais me atrai. Além disto o que mais vocês indicam para um desenvolvimento mais rápido com Java.

Como observação que se possivel preciso de uma view que se pareça de fato com um sistema e não como um “site”,me refiro a isto, pois sempre utilizo o bootstrap, mas as vezes ele me passa a ideia de algo mais site do que sistema e queria algo mais pra sistema mesmo. Não sei se fui claro no meu comentário, mas por exemplo: A view com PrimeFaces para mim passar mais a ideia de sistema e o bootstrap mais a ideia de site, gerenciador de sites. Se esta for uma impressão minha e eu estiver errado por favor comentem também.

[quote]Qual a estrutura que você sugerem para usar em um projeto Java Web?

Qual a preferencia de vocês em utilização?[/quote]

Pra não gerar a fúria de ninguém já vou adiantar que sempre há um componente “gosto” nesse tipo de resposta. Tendo isso em mente, meu conselho no geral é fugir de JSF. Não vou entrar em detalhes aqui por que não acho que seja o foco.

Se sua necessidade é uma aplicação realmente “2.0”, com utilização mais próxima de destkop, dá uma olhada também no GWT. Funciona muito bem. Só que a curva de aprendizagem é um pouco alta principalmente para fazer um design legal.

Já olhei sobre o GWT e fiquei receoso devido esta curva de aprendizado.

Conhecem algo mais que possa proporcionar uma view mais parecido com sistema, como o JSF/PrimeFaces e o GWT ?

Minha preferência é justamente pelo Twitter Bootstrap. Já viu os templates que pode comprar que são baseados nele? São fantásticos e com cara de “sistema” mesmo. Tem muitos no Themeforest e você também encontra alguns gratuitos se pesquisar. Se já tem conhecimento nele seria melhor que aprender algum component based como JSF ou GWT. JSF também não é tão é simples, é fácil começar com ele e é fácil fazer besteira com ele também se não entende-lo de verdade.

Conheço de JSF. Atuo em projetos com ele. Com GWT nunca atuei em projetos, mas já estudei e fiz algumas poucas coisas. Meu questionamento e para saber se encontro algo mais ágil com desenvolvimento Java.

Agradeço a atenção e novas sugestões são bem vindas.

VRaptor é ótimo. Ultimamente em projetos pessoais só vou de VRaptor ou Grails.

Grails não conheço. VRaptor já dei algumas olhadas. A parte de view (Layout) você usa o bootstrap?

Grails não conheço. VRaptor já dei algumas olhadas. A parte de view (Layout) você usa o bootstrap?[/quote]

Sim. Geralmente templates baseados no bootstrap. Dependendo do projeto ele puro mesmo. Também tem outros legais como o bootstrap, o Pure, Foundation e Gamby.

Sabem me informar se o JBoss Forge seria o sucesso do JBoss Seam?

Pode me dar alguma informações ou características do JBoss Forge, falo pratico de alguém que já utilizou, o que achou dele?

O JBoss Seam até última vez que olhei havia sido incubado em um projeto da Apache, chamado DeltaSpike. O JBoss Forge pode ser considerado uma alternativa ao “seam-gen”, que é um subset do JBoss Seam. Resumindo, são coisas distintas.

Tente mentalizar assim:

JBoss Seam (Agora conhecido como Apache DeltaSpike) = Spring

seam-gen = Spring Roo = JBoss Forge

Entendi. Obrigado.