Prezados,
Gostaria de saber a opinião de vocês sobre os seguintes Frameworks Jbos Seam, Spring Roo e Play! Framewrok que agilizam bastante o desenvolvimento. Já fiz leitura de alguns materiais até comprativos, porém gostaria de ouvir opiniões de pessoas que já usaram ou conhece os mesmos e então relatar um pouco se é possivel ter dentre eles um mais pratico e flexível.
Qual seria a melhor opção?
Dentro desta tipo de Framework possui mais algum que desenvolve desta forma?
Agradeço a atenção desde já.
Já pesquisou sobre o Grails? Dentre os citados, prefiro ele.
O JBoss Seam só é mais vantajoso se for para usar com JSF. O casamento entre os dois é melhor, do que Spring/JSF por exemplo.
JBoss Seam não vejo grande vantagem. E o projeto já foi deixado pela JBoss, hoje ele se subdividiu em várioos outros que são mantidos pela comunidade.
Bem lembrado mesmo. Foi “abandonado”. Até última vez que olhei o pessoal da Red Hat ainda tava pelo menos aplicando bugfixes, hoje não sei mais. Mesmo assim, eu ainda prefiro usar JSF com Seam do que com Spring 
Prefiro usar JSF com os padrões do Java EE 6 como CDI e JPA com Hibernate.
Agradeço os comentários, mas vai mais uma pergunta.
Qual a estrutura que você sugerem para usar em um projeto Java Web?
Qual a preferencia de vocês em utilização?
A possibilidade do JSF com PrimeFaces é o que mais me atrai. Além disto o que mais vocês indicam para um desenvolvimento mais rápido com Java.
Como observação que se possivel preciso de uma view que se pareça de fato com um sistema e não como um “site”,me refiro a isto, pois sempre utilizo o bootstrap, mas as vezes ele me passa a ideia de algo mais site do que sistema e queria algo mais pra sistema mesmo. Não sei se fui claro no meu comentário, mas por exemplo: A view com PrimeFaces para mim passar mais a ideia de sistema e o bootstrap mais a ideia de site, gerenciador de sites. Se esta for uma impressão minha e eu estiver errado por favor comentem também.
[quote]Qual a estrutura que você sugerem para usar em um projeto Java Web?
Qual a preferencia de vocês em utilização?[/quote]
Pra não gerar a fúria de ninguém já vou adiantar que sempre há um componente “gosto” nesse tipo de resposta. Tendo isso em mente, meu conselho no geral é fugir de JSF. Não vou entrar em detalhes aqui por que não acho que seja o foco.
Se sua necessidade é uma aplicação realmente “2.0”, com utilização mais próxima de destkop, dá uma olhada também no GWT. Funciona muito bem. Só que a curva de aprendizagem é um pouco alta principalmente para fazer um design legal.
Já olhei sobre o GWT e fiquei receoso devido esta curva de aprendizado.
Conhecem algo mais que possa proporcionar uma view mais parecido com sistema, como o JSF/PrimeFaces e o GWT ?
Minha preferência é justamente pelo Twitter Bootstrap. Já viu os templates que pode comprar que são baseados nele? São fantásticos e com cara de “sistema” mesmo. Tem muitos no Themeforest e você também encontra alguns gratuitos se pesquisar. Se já tem conhecimento nele seria melhor que aprender algum component based como JSF ou GWT. JSF também não é tão é simples, é fácil começar com ele e é fácil fazer besteira com ele também se não entende-lo de verdade.
Conheço de JSF. Atuo em projetos com ele. Com GWT nunca atuei em projetos, mas já estudei e fiz algumas poucas coisas. Meu questionamento e para saber se encontro algo mais ágil com desenvolvimento Java.
Agradeço a atenção e novas sugestões são bem vindas.
VRaptor é ótimo. Ultimamente em projetos pessoais só vou de VRaptor ou Grails.
Grails não conheço. VRaptor já dei algumas olhadas. A parte de view (Layout) você usa o bootstrap?
Grails não conheço. VRaptor já dei algumas olhadas. A parte de view (Layout) você usa o bootstrap?[/quote]
Sim. Geralmente templates baseados no bootstrap. Dependendo do projeto ele puro mesmo. Também tem outros legais como o bootstrap, o Pure, Foundation e Gamby.
Sabem me informar se o JBoss Forge seria o sucesso do JBoss Seam?
Pode me dar alguma informações ou características do JBoss Forge, falo pratico de alguém que já utilizou, o que achou dele?
O JBoss Seam até última vez que olhei havia sido incubado em um projeto da Apache, chamado DeltaSpike. O JBoss Forge pode ser considerado uma alternativa ao “seam-gen”, que é um subset do JBoss Seam. Resumindo, são coisas distintas.
Tente mentalizar assim:
JBoss Seam (Agora conhecido como Apache DeltaSpike) = Spring
seam-gen = Spring Roo = JBoss Forge