JBoss Cluster

4 respostas
L

Olá… gostaria de saber como eu faço para configurar o jboss para cluster…
estou usando o jboss 4.0.5 … queria configurar para rodar a pasta default dele e habilitar apenas os serviços que seriam necessarios para rodar a minha aplicação…

no caso seria um cluster entre 4 maquinas para rodar uma aplicação usando basicamente struts+hibernate+spring…(sem ejb nem nada)…
teria que funcionar o load balancing,fail over e replicacao de sessao…
tipo… procurei por varios tutoriais na net… mas não consegui nada que me disesse como configurar realmente as partições do cluster…
a ideia seria ter em cada maquina 1 jboss rodando… ou seja… cada maquina seria um nodo e as 4 juntas constituiria 1 partição…
sei que tem que criar aquele arquivo cluster-service.xml … e configurar um nome de partição e a comunicação de mensagens que o jgroups utiliza(tcp ou udp)… mas não sei como deve ser feita essa configuração…
tipo… não sei como fazer a configuração da tag de multicast de udp ou tcp no cluster-services… qual ip colocar e tal… ou se deixa o default que está lá… ${jboss.partition.udpGroup:228.1.2.3} …

outra duvida que eu tenho seria quando ao código do meu sistema?.. se eu teria que mexer em algo no sistema para adaptar ele ao cluster do jboss…

se vcs puderem me explicar mais ou menos que arquivos eu devo configurar…

desde já agradeço…

4 Respostas

felipec

http://docs.jboss.org/jbossas/jboss4guide/r4/html/cluster.chapt.html

Até onde eu sei, load balancing é feito por fora

Replicação de sessão e fail-over são default do cluster do jboss.

A idéia de um cluster JBOSS é que você nao precise modificar sua aplicação para ter as vantagens do cluster

Você poderia fazer um cluster de JVM com terracotta também: http://www.terracotta.org/

L

valew…

andei estudando aqui… consegui entender como funciona o basico do cluster no jboss…com o tempo vou tirando as dúvidas…

vou fazer utilizando o modelo de “Multitier clustering” como mostra em:
http://builder.com.com/5102-6387-1045317.html

estou testando em 1 maquina por enquanto… seriam 4 apaches + 4 Jboss/tomcat … todos isolados uns dos outros…(web tier/servlet tier/app tier)…

já instalei os apaches… e comecei a fazer a configuração do mod_jk criando aquele arquivo de workers… para especificar cada nodo e os containers tomcats usados por cada … o proximo passo seria isolar/configurar os jboss e configurar web.xml do tomcat…

ao final desse processo vou deixar minha experiencia aqui no forum como um pequeno post de wiki ou ao menos um cluster for dummies … para quem passar por esse sufoco também…

felipec

O modelo multitier me parece um pouco complicado…

Porque você não escolheu o 2 tier com web tier + presentatio tier e object tier?

Algum motivo específico?

J

lucianorafael:
valew…

andei estudando aqui… consegui entender como funciona o basico do cluster no jboss…com o tempo vou tirando as dúvidas…

vou fazer utilizando o modelo de “Multitier clustering” como mostra em:
http://builder.com.com/5102-6387-1045317.html

estou testando em 1 maquina por enquanto… seriam 4 apaches + 4 Jboss/tomcat … todos isolados uns dos outros…(web tier/servlet tier/app tier)…

já instalei os apaches… e comecei a fazer a configuração do mod_jk criando aquele arquivo de workers… para especificar cada nodo e os containers tomcats usados por cada … o proximo passo seria isolar/configurar os jboss e configurar web.xml do tomcat…

ao final desse processo vou deixar minha experiencia aqui no forum como um pequeno post de wiki ou ao menos um cluster for dummies … para quem passar por esse sufoco também…

Boa noite Luciano,

Estou passando pelo que você passou ou está passando, conseguiu montar o Cluster JBOSS?

Consegui configurar duas máquinas com JBOSS utilizando o mod_jk, por enquanto responde somente ao Ip que se encontra na máquina.

Consegui configurar a parte de cluster onde as aplicações são replicadas utilizando a pasta /farm.

A diferença é que tenho que montar esse servidor em cluster por causa de uma aplicação que utiliza EJB.

Agradeço se puder ajudar.

Julio

Criado 26 de abril de 2007
Ultima resposta 25 de nov. de 2008
Respostas 4
Participantes 3