E aí galera, blz? Seguinte estou finalizando a Análise de uma aplicação aqui em meu trampo e já estou pensando nas soluções tecnológicas para a mesma. Gostaria de saber a opnião de vc’s sobre o EJB 3, o que acham? Será que o custo(servidor) benefício do JBoss vale a pena? A aplicação vai ter cliente desktop e futuramente web.
Quando vc’s não usam o JBoss(ou outro servidor de aplicações), como vc’s resolvem tal problema?
Trabalho em uma indústria de bebidas e força de vendas vai estar nesta aplicação. Então teremos matriz e filiais(6) usando tal aplicação.
mas aconselho vc a dar uma olhada no spring. Ele te oferece os mesmo serviços que o EJB e vc pode continuar usando o tomcat como servidor.
paulohbmetal
Pois é, mas pelo que sei do Spring eu teria que desenvolver meu próprio servidor de aplicações, pois terei clientes ricos(Desktop). Somente num futuro próximo que teremos a parte web. A não ser que o Spring me ofereça outra facilidade que não estou vendo…
Pensei em usar o JBoss pelos serviços, robustês que ele já me disponibiliza, por estar ganhando tempo escrevendo somente meus objetos de negócio e por poder fazer chamadas remotas por um cliente Desktop.
A Paz!!
urubatan
paulohbmetal:
Pois é, mas pelo que sei do Spring eu teria que desenvolver meu próprio servidor de aplicações, pois terei clientes ricos(Desktop). Somente num futuro próximo que teremos a parte web. A não ser que o Spring me ofereça outra facilidade que não estou vendo…
Pensei em usar o JBoss pelos serviços, robustês que ele já me disponibiliza, por estar ganhando tempo escrevendo somente meus objetos de negócio e por poder fazer chamadas remotas por um cliente Desktop.
A Paz!!
O spring tem suporte a webservices, RMI, Hesian, Burlap e outros protocolos de remoting.
e também pode ser utilizado em uma app desktop sem problema nenhum
mas se você vai precisar de balanceamento de carga, transações distribuidas, …
vai fundo no JBoss e EJB3 que vai ser mais fácil
paulohbmetal
Tudo bem, mas eu tenho que, por exemplo, construir meu próprio servidor de aplicações se for usar o Spring.
Por exemplo eu criaria um servidor RMI e faria chamadas para o mesmo, ou pela aplicação desktop ou pelo WebServer(TomCat da vida), mas o que eu queria era ganhar tempo, entende?
A Paz!!
urubatan
paulohbmetal:
Tudo bem, mas eu tenho que, por exemplo, construir meu próprio servidor de aplicações se for usar o Spring.
Por exemplo eu criaria um servidor RMI e faria chamadas para o mesmo, ou pela aplicação desktop ou pelo WebServer(TomCat da vida), mas o que eu queria era ganhar tempo, entende?
A Paz!!
por que criar um ervidor de aplicação?
é só fazer deploy da aplicação WEB que ja estaria tudo acessivel.
e tu poderia chamar os componentes remotos por qualquer protocolo destes da tua aplicação WEB.
o tomcat seria o appserver
paulohbmetal
Como assim? Eu estaria usando meu TomCat como AppServer?
Lembre-se que a aplicação WEB não existirá agora(só mais adiante), mas sim a Desktop.
A Paz!!
urubatan
yeap, staria usando o tomcat como app server, o código compartilhado ficaria numa app web, mesmo que sem uma interface HTML
paulohbmetal
Ah cara, sei não… Não achei isso muito “bonito” não… Pois dái parando meu servidor Web paro todas minhas aplicações? Gosto mais da idéia de separar, e melhor ainda se em máquinas diferentes…
O que me deixa receioso com o JBoss é essa recente compra pela Red Hat… Isso foi phoda…
A Paz!!
M
mauro_schneider
paulohbmetal:
Ah cara, sei não… Não achei isso muito “bonito” não… Pois dái parando meu servidor Web paro todas minhas aplicações? Gosto mais da idéia de separar, e melhor ainda se em máquinas diferentes…
A Paz!!
O Urubatan esta querendo dizer, que com o Spring+TOMCAT, você vai ter um servidor de aplicação rodando e não um servidor WEB.
Rubem_Azenha
marcelo_mococa:
cara, naum conheço o EJB3…
mas aconselho vc a dar uma olhada no spring. Ele te oferece os mesmo serviços que o EJB e vc pode continuar usando o tomcat como servidor.
Os mesmos serviços? Todos? Você tem certeza mesmo?
paulohbmetal
mauro_schneider:
paulohbmetal:
A Paz!!
O Urubatan esta querendo dizer, que com o Spring+TOMCAT, você vai ter um servidor de aplicação rodando e não um servidor WEB.
Ah saquei! Mas esse Tomcat futuramente vai ter que ser um WebServer de verdade, não tem jeito. Por isso estou pensando, “dai a Cezar o que é de Cezar”… E isso amanhã pode virar uma gambiarra sem fim… :lol:
A Paz!!
urubatan
microfilo:
marcelo_mococa:
cara, naum conheço o EJB3…
Os mesmos serviços? Todos? Você tem certeza mesmo?
com certeza ele NÃO fornece todos os serviços de um container J2EE
plentz
E com certeza NÃO é todo mundo que precisa de tais serviços. Pouquissimos precisam, na verdade.
urubatan
E com certeza NÃO é todo mundo que precisa de tais serviços. Pouquissimos precisam, na verdade.
verdade …
mas convenhamos que com EJB3 isto ta ficando tão fácil de usar que derepente até vale a pena só pra deixar dpspinivel.
ainda não tive tempo de estudar EJB3 a fundo, mas estou levando fé na especificação e torcendo pra o esquema dos WebBeans vingarem
paulohbmetal
Bom, e a integração com DAO vc’s já fizeram isso? EJB + DAO?
Pois a idéia do Entity beans não me agradam nem um pouco…
Pergunto por causa do controle de transações e etc…