JBoss Enterprise Application Platform é pago?

Pessoal,

to pensando em usar o JBoss Enterprise Application Platform na empresa ele tem custo ? Já temos suporte da Red Hat, sei que o ambiente
de programação deles é pago.

JBoss roda em cima do apache certo?

Abraços!

O JBoss Enterprise Application Platform é pago através de subscrição anual com a Red Hat. É pago pois essa versão inclui suporte 24 x 7, trabalhos de consultoria onsite, níveis de SLA contratuais com a Red Hat, garantia de continuidade do suporte a versão por 7 anos, além da versão passar por um processo intenso de Q.A. sob as mais diversas plataformas e arquiteturas. A Red Hat tbm se responsabiliza por qualquer eventual processo que possa acontecer por utilização indevida de fontes abertos onde por meios judiciais poderiam afetar seus clientes.

Logo, você pode perceber que na verdade vc paga o serviço prestado.

Mas lembre-se que você também pode contar com o JBoss Aplication Server, disponibilizado para a comunidade no “jboss.orghttp://www.jboss.org/jbossas/
A maior diferença do JBoss AS do jboss.org para o JBoss EAP é que o primeiro não conta com nenhum dos serviços que citei anteriormente. Se vc passar por algum problema com o servidor, terá apenas o apoio da comunidade.

O ambiente de programação que você citou tbm segue o mesmo modelo. Você pode optar por adquirir o JBoss Developer Studio junto a Red Hat ou utilizar de forma gratuita o JBoss Tools que é a base do JBDS.

Se sua equipe se garante, não vê valor de suporte do fornecedor, os gerentes não ligam para SLA e garantia de continuidade de versão não é um problema, o JBoss Application Server da versão community pode lhe servir. Contudo se você possui um ambiente crítico em produção e quer contar com todo apoio de quem desenvolve o produto, a versão EAP pode ser mais atraente.

O JBoss não roda “em cima” do apache, ele é totalmente standalone. Você “pode”, se assim desejar, integrar o JBoss com Apache para fazer por exemplo balanceamento de carga entre diversas instancias do servidor de aplicação.

Se você quiser saber mais sobre a diferença entre o JBoss EAP (suportado pela Red Hat) e o JBoss AS (community), acesse: http://www.jboss.com/products/community-enterprise/

[]s

Tudo bem que seja pago por quem pode. Não vejo problema algum nisto!

Entretanto, eu tenho uma questão a levantar: Se o JBoss EAP é LGPL 2.1, como descrito na página http://www.redhat.com/licenses/jboss_eula.html, eu tenho o direito de baixar seus fontes, compilá-los e utilizar gratuitamente os binários que gerar, concordamos?

Sim PJ, vc pode. Eh exatamente o que CentOS faz com os fontes do RHEL.

Mais sobre isso:http://blog.jkcosta.info/2010/07/jboss-community-ou-enterprise.html