Jboss JBPM

Senhores,

Estou precisando estudar o JBPM… Gostaria de saber se alguem tem alguma experiencia com ele, algum material para me indicar, enfim, alguma dica de como e por onde começar!

Abraços!

Aqui hó…
http://www.guj.com.br/jforum.java?module=search&action=search&search_keywords=+JBPM&match_type=all&search_forum=&sort_by=relevance

http://architecture-journal.blogspot.com/2007/07/entendendo-bpm-e-no-jbpm.html

As edições da revista Mundo Java 16, 17, 18 e acho que mais uma outra, falam sobre este assunto.

Abraços.

[quote=vinny767]Senhores,

Estou precisando estudar o JBPM… Gostaria de saber se alguem tem alguma experiencia com ele, algum material para me indicar, enfim, alguma dica de como e por onde começar!

Abraços![/quote]

Cara,

aonde eu trabalho acabamos de terminar um projeto com ele, e a melhor fonte de informação sobre o jBPM é no próprio site! Junto com o jBPM vem uma série de exemplos que você pode usar para começar a aprender.

Fora o site, o que recomendo é usar o Google sem moderação quando surgir uma dúvida!

A revista Mundo Java apresenta um artigo introdutório de jBPM, mas não acrescenta nada de diferente ao que tem no site, então, se você não tem a revista, não acho necessário correr atrás dela, pelo site você consegue seguir em frente!

E se você não souber inglês, esqueça, o material está todo neste idioma!

Se tiver dúvidas especificas ou quiser saber mais sobre o projeto que eu fiz, é só falar!

[]'s

Estude bem o JBPM e entenda que ele é apenas um orquestrador… não é um componente completo.

Muito melhor utilizar o JBPM que construir uma máquina de estados sua.

As variráveis do JBPM não são normalizadas, são armazenadas em um map, o mecanismo de cálculo de execução das tarefas é fraco.

Na empresa em que trabalho para o sistema de ECM (+ de 300 clientes de médio e grande porte) utilizamos nosso próprio componente de workflow.

Para mecanismo de regras no ERP utilizamos o JBPM mas é apenas para orquestrar regras de negócio e atribuição de tarefas, o JBPM é utilizado em conjunto com o BeanShell para os mecanismos de atribuição e cálculo de tempo.

Verifique o mecanismo do shark e as aplicações recomendadas pelo WFMC.

Shark - http://www.enhydra.org/workflow/shark/index.html
WFMC - http://www.wfmc.org/

Allan Felipe B. S. Silva
SCJP, SCWCD, SCBCD