Senhores,
Estou precisando estudar o JBPM… Gostaria de saber se alguem tem alguma experiencia com ele, algum material para me indicar, enfim, alguma dica de como e por onde começar!
Abraços!
Senhores,
Estou precisando estudar o JBPM… Gostaria de saber se alguem tem alguma experiencia com ele, algum material para me indicar, enfim, alguma dica de como e por onde começar!
Abraços!
As edições da revista Mundo Java 16, 17, 18 e acho que mais uma outra, falam sobre este assunto.
Abraços.
[quote=vinny767]Senhores,
Abraços![/quote]
Cara,
aonde eu trabalho acabamos de terminar um projeto com ele, e a melhor fonte de informação sobre o jBPM é no próprio site! Junto com o jBPM vem uma série de exemplos que você pode usar para começar a aprender.
Fora o site, o que recomendo é usar o Google sem moderação quando surgir uma dúvida!
A revista Mundo Java apresenta um artigo introdutório de jBPM, mas não acrescenta nada de diferente ao que tem no site, então, se você não tem a revista, não acho necessário correr atrás dela, pelo site você consegue seguir em frente!
E se você não souber inglês, esqueça, o material está todo neste idioma!
Se tiver dúvidas especificas ou quiser saber mais sobre o projeto que eu fiz, é só falar!
[]'s
Estude bem o JBPM e entenda que ele é apenas um orquestrador… não é um componente completo.
Muito melhor utilizar o JBPM que construir uma máquina de estados sua.
As variráveis do JBPM não são normalizadas, são armazenadas em um map, o mecanismo de cálculo de execução das tarefas é fraco.
Na empresa em que trabalho para o sistema de ECM (+ de 300 clientes de médio e grande porte) utilizamos nosso próprio componente de workflow.
Para mecanismo de regras no ERP utilizamos o JBPM mas é apenas para orquestrar regras de negócio e atribuição de tarefas, o JBPM é utilizado em conjunto com o BeanShell para os mecanismos de atribuição e cálculo de tempo.
Verifique o mecanismo do shark e as aplicações recomendadas pelo WFMC.
Shark - http://www.enhydra.org/workflow/shark/index.html
WFMC - http://www.wfmc.org/
Allan Felipe B. S. Silva
SCJP, SCWCD, SCBCD