colega, o meu problema era confronto de biblioteca… eu tinha umas libs do hibernate na instancia default do jboss e o jboss tinha umas libs do hibernate de versoes diferente em seu diretorio de libs compartinhada…
dai eu retirei as libs da instancia default e passei a trabalhar somente com as libs nativas do jboss…
eu recomendo NAO colocar libs que possam dar confronto com as que já existem no jboss (óbvio que se voce precisar usar uma lib de algum framework que nao existe no jboss voce quem que colocar ela lá né rsrs), o melhor é apontar o build path da sua aplicação para o jboss, que ai voce usa todas as libs do jboss e nao precisa colocar elas dentro do seu projeto.
antes de resolver o meu problema retirando as libs conflitadas, eu havia conseguido resolver por esse lance do classloader separado, CUIDADO por que na versao 4 do jboss voce configura de um jeito, na versao 5 de outro jeito e na versao 6 de outro jeito… a redhat adooora mudar a maneira de configurar seus produtos a cada nova versão :evil: :evil: :evil: :evil:
entao primeira sugestao, retire as libs do seu projeto que já existam no jboss e aponte o classpath da sua aplicação para usar as libs do jboss, no eclipse voce faz isso com botao direito no projeto > build path > configure build path > add library > server runtime