JBoss Seam - Ninguem usa?

11 respostas
alias

Olá amigos do fórum.

A pergunta do título do tópico tem uma motivação: a Caelum tem um curso de JBoss Seam, o qual eu tenho muito interesse em fazer. Na unidade aqui em SP, sempre que eu ligo lá perguntando, a menina me diz “bom, na verdade nao há muitos interessados nesse curso…”. Questionei os instrutores da escola recentemente quando fiz outros cursos lá, e eles me disseram a mesma coisa: que em RJ, DF, há muita procura sobre esse curso, mas aqui em SP, necas.

O que me fez pensar…o Seam, na minha humilde opiniao o melhor framework pra se trabalhar em conjunto com o JSF, nao é muito utilizado? Eu precisei do Seam e um projeto e usei praticamente todas as funcionalidades dele, e foi uma mao na roda. Realmente gostei!

Acho um pouco estranho isso…pois o Seam é reconhecido como um framework de qualidade, pertence a uma empresa conhecida no mundo Java (Jboss), há muitas empresas aqui que usam JSF… mas ninguem gosta do Seam? :lol:

Eu mesmo só uma vez em uma entrevista o cara me perguntou se eu conhecia Seam…

Enfim, amigos, como vêem o uso do Seam no mercado? Sem querer fazer um marketing pra Caelum mas me ajudem a encher uma turminha em SP :lol:

11 Respostas

Hebert_Coelho

Eu já ouvi falar que é muito bom. Já troquei idéias com pessoas que dizem que realmente é bom, mas até hoje não topei com empresa que utilizasse.

Vejo que tem crescido no mercado, mas não está tão forte ainda.

alias

jakefrog:
Eu já ouvi falar que é muito bom. Já troquei idéias com pessoas que dizem que realmente é bom, mas até hoje não topei com empresa que utilizasse.

Vejo que tem crescido no mercado, mas não está tão forte ainda.

E na minha humilde opiniao, ele É muito bom, senão o MELHOR pra trabalhar com JSF…sem falar no fato que varias melhorias da versao 2 do JSF foram chupadas do Seam, entao vou supor que pra alguma coisa ele deve prestar :lol:

Nesse projeto que citei eu usava JSF + Spring + Seam. Fiz uma refatoração e arranquei o Spring do projeto, tá uma belezura só.

Concordo contigo que ele nao está forte no mercado, por isso abri o tópico pra ver as opiniões da galera…mas pô, o Seam está na versão 3, se nao está forte no mercado ainda quando ocorrerá isso? :cry:

Hebert_Coelho

Quando ocorrerá é que é um problema.

O mercado costuma a se mover meio devagar com tecnologias novas… =/

Acho que daqui 6 meses poderíamos começar a ver o JBSeam 3 forte no mercado. Por enquanto… =/

Guilherme_Gomes

A questão com Seam é que até a versão 2 ele não era muito bom, exigia aqueles XMLs que todos são relutantes em aprender e desgastava o desenvolvedor.

Já a versão 3 está muito boa realmente, ainda mais que ele usa o WELD, implementação da CDI. Dá pra fazer tudo via annotations e configurar tudo muito fácil. Fica mais fácil ainda se mexer com JBoss 7, que diminui a configuração do projeto drasticamente e roda muito rápido também!

Mas chegou um pouco atrasado… Os desenvolvedores que odiavam o EJB partiram para o Spring. O mercado hj tem muitos desenvolvedores que conhecem EJB e estrutura Java EE, assim como os que conhecem Spring. Por esse motivo, é de total interesse das empresas utilizarem esses frameworks pois é mais fácil achar profissionais capacitados.

O Seam 3 tem a vantagem de fazer parte da especificação hoje e ter suporte da JBoss. Mas ainda existe pouca referencia dele na internet (aqueles blogs e foruns) para ajudar o desenvolvedor, se não concorda, posta uma dúvida aqui no GUJ e veja qnt tempo demora pra alguem responder ^^

Agora, particularmente, as vantagens que o Seam em relação a outros frameworks quando integrando com JSF não são tantas assim pra fazer uma grande diferença. Afinal, são apenas configurações daquelas que vc faz apenas uma vez no inicio do projeto e que já conhecemos por conta de versões anteriores desses frameworks.

Acho dificil, pelo menos por um tempo, o mercado começar a usar Seam, com poucos profissionais capacitados disponiveis !

balrog

trabalho com seam desde a versao beta, e nao quero saber de outro framework pra trabalhar com applicacoes web

alias

Guilherme Gomes:
A questão com Seam é que até a versão 2 ele não era muito bom, exigia aqueles XMLs que todos são relutantes em aprender e desgastava o desenvolvedor.

Já a versão 3 está muito boa realmente, ainda mais que ele usa o WELD, implementação da CDI. Dá pra fazer tudo via annotations e configurar tudo muito fácil. Fica mais fácil ainda se mexer com JBoss 7, que diminui a configuração do projeto drasticamente e roda muito rápido também!

Mas chegou um pouco atrasado… Os desenvolvedores que odiavam o EJB partiram para o Spring. O mercado hj tem muitos desenvolvedores que conhecem EJB e estrutura Java EE, assim como os que conhecem Spring. Por esse motivo, é de total interesse das empresas utilizarem esses frameworks pois é mais fácil achar profissionais capacitados.

O Seam 3 tem a vantagem de fazer parte da especificação hoje e ter suporte da JBoss. Mas ainda existe pouca referencia dele na internet (aqueles blogs e foruns) para ajudar o desenvolvedor, se não concorda, posta uma dúvida aqui no GUJ e veja qnt tempo demora pra alguem responder ^^

Agora, particularmente, as vantagens que o Seam em relação a outros frameworks quando integrando com JSF não são tantas assim pra fazer uma grande diferença. Afinal, são apenas configurações daquelas que vc faz apenas uma vez no inicio do projeto e que já conhecemos por conta de versões anteriores desses frameworks.

Acho dificil, pelo menos por um tempo, o mercado começar a usar Seam, com poucos profissionais capacitados disponiveis !

Hm, não se se concordo com o amigo Guilherme Gomes, com todo o respeito ao que o colega disse…o XML do Seam até a versão 2.x é insignificante, é infinitamente menor que o do Spring, por exemplo…o Seam é baseado em anotações, nesse XML vão configurações globais do framework. Ao contrário do XML do Spring, onde vão os beans, o que torna o XML uma bíblia.

A proposito, é perfeitamente possível usar o Seam com o Spring, eles não são excludentes…assim como não é necessário EJB para utilizar o Seam. Tambem discordo sobre o que disse do Seam nao agregar muito a uma app com JSF…o Seam elimina a necessidade do XML do JSF, tem regras de navegação bem mais abrangentes e úteis, tem controle de exceções da aplicação, tem o escopo de conversação, tem o escopo PAGE que tambem nao existe no JSF nativamente, e outras features…se o colega puder explicar o seu caso de uso do Seam, eu agradeceria, já que todas essas coisas parecem que nao foram do seu uso né :lol:

Eu estou mais como o colega balrog, praticamente um Seam-fanboy :lol:

alias

Dado o “sucesso” do tópico, receio que o Seam realmente não esteja entre os frameworks mais utilizados,né? :lol:

Hebert_Coelho

Eu sempre suspeitei viu, apesar de quem falar que usa diz que o trem é boladão! xD

alias

Ô se é…o Seam é boladão demais da conta. Mas suponho que as empresas brasileiras gostem mais do Struts 1…

Hebert_Coelho

Não é gooooostem, mas é que caro para migrar. Então é melhor continuar a dar manutenção em uma tecnologia que está funcionando do que ter migrar um sistema inteiro pra uma tecnologia nova.

alias

Não é gooooostem, mas é que caro para migrar. Então é melhor continuar a dar manutenção em uma tecnologia que está funcionando do que ter migrar um sistema inteiro pra uma tecnologia nova.

Sim, concordo, acho que meu comentário foi carregado de mágoa :cry: . Há milhares de sistemas legados com o Struts especificamente, sobre esses paciencia né, hehe…(particularmente, com todo o respeito, eu não gosto do Struts nem da arquitetura action-based).

Mas tambem me parece que o JSF está sendo largamente utilizado, e o Seam poderia agregar muito a um projeto com essa tecnologia. Enfim, parece que o meu almejado curso de Seam na Caelum nao vai rolar :lol:

Criado 31 de outubro de 2011
Ultima resposta 1 de nov. de 2011
Respostas 11
Participantes 4