Guilherme Gomes:
A questão com Seam é que até a versão 2 ele não era muito bom, exigia aqueles XMLs que todos são relutantes em aprender e desgastava o desenvolvedor.
Já a versão 3 está muito boa realmente, ainda mais que ele usa o WELD, implementação da CDI. Dá pra fazer tudo via annotations e configurar tudo muito fácil. Fica mais fácil ainda se mexer com JBoss 7, que diminui a configuração do projeto drasticamente e roda muito rápido também!
Mas chegou um pouco atrasado… Os desenvolvedores que odiavam o EJB partiram para o Spring. O mercado hj tem muitos desenvolvedores que conhecem EJB e estrutura Java EE, assim como os que conhecem Spring. Por esse motivo, é de total interesse das empresas utilizarem esses frameworks pois é mais fácil achar profissionais capacitados.
O Seam 3 tem a vantagem de fazer parte da especificação hoje e ter suporte da JBoss. Mas ainda existe pouca referencia dele na internet (aqueles blogs e foruns) para ajudar o desenvolvedor, se não concorda, posta uma dúvida aqui no GUJ e veja qnt tempo demora pra alguem responder ^^
Agora, particularmente, as vantagens que o Seam em relação a outros frameworks quando integrando com JSF não são tantas assim pra fazer uma grande diferença. Afinal, são apenas configurações daquelas que vc faz apenas uma vez no inicio do projeto e que já conhecemos por conta de versões anteriores desses frameworks.
Acho dificil, pelo menos por um tempo, o mercado começar a usar Seam, com poucos profissionais capacitados disponiveis !
Hm, não se se concordo com o amigo Guilherme Gomes, com todo o respeito ao que o colega disse…o XML do Seam até a versão 2.x é insignificante, é infinitamente menor que o do Spring, por exemplo…o Seam é baseado em anotações, nesse XML vão configurações globais do framework. Ao contrário do XML do Spring, onde vão os beans, o que torna o XML uma bíblia.
A proposito, é perfeitamente possível usar o Seam com o Spring, eles não são excludentes…assim como não é necessário EJB para utilizar o Seam. Tambem discordo sobre o que disse do Seam nao agregar muito a uma app com JSF…o Seam elimina a necessidade do XML do JSF, tem regras de navegação bem mais abrangentes e úteis, tem controle de exceções da aplicação, tem o escopo de conversação, tem o escopo PAGE que tambem nao existe no JSF nativamente, e outras features…se o colega puder explicar o seu caso de uso do Seam, eu agradeceria, já que todas essas coisas parecem que nao foram do seu uso né :lol:
Eu estou mais como o colega balrog, praticamente um Seam-fanboy :lol: