EJB = sistemas distribuídos que precisam se comunicar entre si remotamente via mensagens assincronas ou rmi/rpc. Se algum dia eu precisar “distribuir” minha aplicação web eu usaria xFire em cima dos meus “services”.
JSF é component-based, Mentawai é action-based.
Mentawai não tem nada por enquanto para integração com EJB, apesar de que vc poderia fazer um filtro bobo que te passasse o contexto EJB via JNDI.
Dê uma lida na documentação de ambos e escolha o que vc gostar mais… As abordagens são bem diferentes…
Pois é. Então onde é que a comparação de Mentawai com JBoss Seam se torna possivel.
Se JBoss Seam faz exatamente a camada de ligação de EJB com JSF. E como vc mesmo falo o Mentawai não tem nada por enquanto para integração com EJB, apesar de que vc poderia fazer um filtro bobo que te passasse o contexto EJB via JNDI. .
Isso é que não entendi na comparação entre as ferramentas. Uma é totalmente distinta da outra.
JSF é component-based, Mentawai é action-based. -> Os dois são MVC mas trabalham de formas diferente. Só que JSF não necessita usar JavaScript na view por ter componentes para isso e permite criar se necessário, e agora tem integração com EJB dando muito mais transparencia no desenvolvimento de aplicações distribuidas.
Então onde esta o que li em outro topico que falavam que o Mentawai fazia tudo que o JBoss Seam fazia ? Eles atendem a coisas distintas umas das outras.
Imagina o seguinte escopo, que é disparado o mais comum e, na minha opinião, disparado o mais desejável: “Aplicação web sem EJB”
Nesse escopo, o Seam e o Mentawai são equivalentes no sentido de que possuem o mesmo propósito que é fazer uma aplicação web.
Se vc quiser uma aplicação web com EJB, então vc deve usar o Seam e não o Mentawai, pois o Seam possui uma melhor integração com EJB/Jboss.
O JSF é component-based, então se o seu desenvolvimento vai ser voltado para COMPONENTES, então vc deve ir de Seam.
O Mentawai é action-based, então se o seu desenvolvimento vai ser voltado para ACTIONS então vc deve ir de Mentawai.
JSF na minha opinião é um mar de XML, complexidades desnecessárias, chatices, etc. Dá uma procurado no forum que vc verá que outras pessoas compartilham tb desse sentimento.
Mas claro que tudo é uma questão de gosto e aptidão. Se vc domina JSF e aquelas maluquices de Facelets, etc. então vc vai achar JSF a melhor coisa do mundo…
Da onde tirou isso? Essa foi uma das piores definições (ou ‘explicações rápidas’, que seja) que eu já lí sobre EJB, ainda mais se considerarmos que se trata de EJB 3 (que é a versão compatível com o Seam). :shock:
E só isso? É tão fácil assim o critério para utilizar ou não um framework como o Seam?
Não seria mais justo você dizer que não conhece JBoss Seam e se limitar em apresentar as características desse outro seu framework apenas?
Eu não sou fã também de JSF, mas seus argumentos estão um pouco "pobres" (pelo menos para alguem que acha que pode julgar quando usar ou não o Seam).
Bom, só pra lembrar, estamos falando de JSF + Seam… O que é um "mar de XML" pra você? Você conhece as melhorias que o Seam trouxe para o JSF, justamente quando se trata de "XML hell"? Se ainda assim você o acha horrível tudo bem, mas do contrário, é melhor ler um pouco sobre Seam antes.
E as "complexidades desnecessárias", quais são elas exatamente (obviamente, aquelas que o Seam ainda não as resolveu, pois estamos falando de Seam + JSF)?
Eu não estou falando que o Seam é lindo, maravilhoso e que resolve todos esses problemas, mas parece que você está baseando puramente em "achismos". Se não o conhece suficiente (ou quase nada) para avaliar, não faça conclusões, ainda mais conclusões tão simples como as suas sem nenhum argumento real.
barluciano, ainda que EJB 3 seja a opção mais recomendada pelos desenvolvedores do Seam, há a opção de não usar EJB também. Nesse caso, dá até para integrar com o Spring (mas é uma integração básica, com limitações, como qualquer outro framework que se diz integrar com Spring tem). Não considere (ou desconsidere) o Seam por causa do EJB3, somente, ou muito menos porque a view é component-based ou não. Eu tenho utilizado Seam (com EJB 3), e estou gostando de muitas coisas, principalmente em relação a facilidade de integração com JSF 1.2 (nada de declarar os “managed beans” nos XMLs) e a possibilidade de elevar escopo do ‘persistence context’ para Conversation (na verdade, o EJB3/JPA já ajuda bastante com a possibilidade de usar especificar ‘type=EXTENDED’ em @PersistenceContext, dentro do SFSB). Este último dá pra fazer com Spring Web Flow + JSF também. Bom, dê uma olhada na documentação oficial do Seam, no JSR 299, e, indico muito o livro ‘Persistence with Hibernate’ que tem um capítulo dedicado para Seam… não fala sobre a 2.x, mas de todos os livros que eu lí sobre o assunto, é um dos melhores para entender o conceito. Ah, procure também por Dan Allen… ele tem vários bons artigos, está escrevendo um livro , e, recentemente, entrou para o time do JBoss Seam.
Para muitos projetos, principalmente para os novos (>= JEE5), eu estudaria a possibilidade de usar o JBoss Seam. O que não pode é sair confiando em tudo que o pessoal diz… você mesmo tem que ir atrás e analisar para ver se atende o seu projeto, pois como qualquer framework, tem seu prós e contras. E, se tiver alguma dúvida específica, fique a vontade para perguntar. Por ex, estou com um projeto novo (>=JEE5) que, por uma série razões, decidí por não utilizar Seam nem EJB3. Mas para a empresa onde trabalho, em um projeto específico, por uma série de outras razões, decidimos utilizar Seam.
Ok, me desculpe, vou estudar mais EJB e SEAM para poder fazer uma melhor comparação, da próxima vez. Ainda bem que temos vc aqui para dar melhores explicações sobre JSF e SEAM.
Não sei se seria mais justo, mas se é assim vc deseja, seguem os links para a apreciação do autor. Já que vc conhece mais do que eu sobre EJB e JBOSS SEAM, coloque pra ele alguns links sobre exemplos, depoimentos e comentários também sobre o JBOSS Seam.
Vários tópicos sobre Menta + EJB no forum do Mentawai:
E para o autor, qualquer dúvida que vc tiver sobre o Mentawai, fique a vontade para colocá-la no nosso forum. Há muitas pessoas lá que já trabalharam com JSF, SEAM e EJB e podem ter um melhor contexto para responder a essa sua pergunta.
Só mais um detalhe ao Gerson: Esse tópico tem mais de um mês que estava parado, logo a essa altura o autor já deve ter tirado suas próprias conclusões sobre o tema, mas mesmo assim sua contribuição foi válida e vai ficar arquivada para quem tiver a mesma dúvida!