jBoss Seam

2 respostas
I

Bom Dia,

Estamos pensando em usar o jBoss Seam na nossa empresa por isso estou estudando e gostaria de saber algumas dicas, conceitos, pró e contras sobre o jBoss Seam, suas principais caractreristicas e funções.

Quem puder ajudar, obrigado!

Att,
Isaque
[/b]

2 Respostas

S

Isaque, estamos no meio de um projeto utilizando Seam e estamos bem contente com ele.
O Seam é bem fácil de se aprender, ele “controla” muitas coisas triviais, tem bastante integração com outros frameworks, como por exemplo, Spring, Hibernate, JPA, Drools, Facelets, etc.
Em conjunto com o Seam existem duas bibliotecas de componentes JSF também da Jboss (Richafaces e Ajax4JSF).
Eu ainda não testei, mas a documentação diz que ele roda no Tomcat.
Agora, como nada é perfeito ele tem seus pontos negativos, um deles é que não conseguimos integrá-lo ao ACEGI e fomos obrigados a utilizar o módulo próprio de segurança.
Outra coisa que não sei se é clara para todos ele é um framework só para web.

Mais informações: http://labs.jboss.org/jbossseam/

D

Olá Isaque,

Já que você esta trabalhando com o Seam gostaria de lhe fazer uma pergunta quanto a arquitetura de um projeto usando Seam:

Usando a arquitetura EJB tinhamos: (me corriga se estiver errado por favor)

1. Entity
  2. – Entidade da JPA
  3. Ejb Facade
  4. – Stateless ou Statefull EJB para controlar o EntityManager basicamente
  5. Backing Bean
  6. – Registrado no faces-config, injetamos o Ejb Facade e algumas vezes os métodos do Backing Bean refletem alguns do Ejb Facade

Entity – Entidade da JPA Ejb Facade – Stateless ou Statefull EJB para controlar o EntityManager basicamente Backing Bean – Registrado no faces-config, injetamos o Ejb Facade e algumas vezes os métodos do Backing Bean refletem alguns do Ejb Facade
Nos exemplos que encotrei usando o Seam temos:
(aqui é que está a dúvida, se a arquitetura está correta)

1. Entity Component
  2. – JPA mais Seam Component (em poucos casos só JPA)
  3. Ejb Seam Component