Jboss Seam

33 respostas
A

Alguém aqui no GUJ está trabalhando com Jboss Seam?

33 Respostas

fmeyer

Taz:

eu ja usei, algum problema especifico ?

A

fmeyer:
Taz:

eu ja usei, algum problema especifico ?

Sim, esperava ver mais projetos e profissionais trabalhando com essa ferramenta. Mas, enfim, os brasileiros estão sempre na rabeira quando o assunto é inovação.

B

Seiim! :slight_smile: onde trabalho utilizamos o Seam, que julgo bastante PRODUTIVO.

plentz

Taz, de onde você tirou essa informação? Se você frequentasse um pouquinho só fórums e listas internacionais, saberia que os profissionais brasileiros são muito bem vistos lá fora. E pra não falar sem ter algo pra mostrar, taí VRaptor, Mentawai, SwingBean e mais uma pancada de projetos que tem brasileiros participando.

Além do mais, no que você colabora para a “inovação”?

saoj

Eu diria que os brasileiros estão sempre babando o ovo dos gringos.

Ao invés de ficar babando o ovo do JBoss Seam, que não tem nada demais, porque vc não dá uma olhada no Mentawai ou VRaptor?

O que tem no JBoss Seam que faz dele uma opção muito melhor do que Mentawai ou VRaptor?

(Tirando o fato de ter sido feito por gringos!)

Fabio_Kung

bom, uma diferença grande entre o JBoss Seam e os nossos vraptor e mentawai é que o JBoss Seam é baseado em JSF, feito para trabalhar com esse padrão.

Ele é bem interessante para projetos JSF. Acredito que uma alternativa brasileira estaria mais para o Spring-Annotations do Urubatan do que para o menta ou para o vraptor.

Claro que se o projeto não precisar ser baseado em JSF, menta e vraptor devem sim ser avaliados!

cado

Não vi nada de mais no Seam, vai ver pq nao gosto de JSF.

A

Sem querer ofender os patriotas…

O que tem de bom em viver em um país que nem de terrorista precisa para derrubar aviões e abrir crateras de 80m na Marginal Pinheiros!?

Nunca comparei o Seam aos frameworks tupiniquins e gostaria de parabenizar seus criadores. Além disso, conforme levantado pelo Fábio, acredito que uma comparação seria injusta.

Mas sinceramente, prefiro a segurança da marca JBoss/RedHat por trás de uma ferramenta OpenSource. O dia que eu ver posts sobre Mentawai, Bananaway, etc, etc em sites como TheServerSide e JavaRanch, posso até considerar. Aliás, sites esses onde vc consegue contar nos dedos de uma mão os brasileiros. Do resto, metade são indianos e a outra metade espalhada por Europa e US.

Deixem de ser bairristas cafonas e respondam com sinceridade: De onde vem a inovação Java no planeta? :wink:

Simmm!!! Eles são BONS mesmo!!! Ruim é quem não admite isso :wink:

Eu ainda desenvolvo com Struts e ThreadLocals. :evil::wink:

B

saoj:

Ao invés de ficar babando o ovo do JBoss Seam, que não tem nada demais, porque vc não dá uma olhada no Mentawai ou VRaptor?

O que tem no JBoss Seam que faz dele uma opção muito melhor do que Mentawai ou VRaptor?

A comunidade de vocês é para o Brasil ou para o mundo? Pq se for o segundo caso, pouco importa da onde veio e para quem vai.

Quando estou escolhendo uma ferramenta a última coisa que olho é da onde ela veio. O mais importante é que ela resolva meu problema.

Agora pq utilizo o Seam?
Talvez o fato de ter uma JBoss.ORG por trás, e pra mim conta muito! Eu por exemplo nunca ví algo desse tipo nos forums de lá.

Sinceramente, não esperava isso de vocês que trabalham com comunidade.

A

saoj:
Taz:

Sim, esperava ver mais projetos e profissionais trabalhando com essa ferramenta. Mas, enfim, os brasileiros estão sempre na rabeira quando o assunto é inovação.

Já que vc se sente à vontade para falar dessa maneira, que tal deixar os ataques pessoais e aproveitar a oportunidade para fazer uma comparação técnica entre o Mentaway e o Seam!?

Não vale dizer que o Seam é fraco pq “os brasileiros babam ovo pros gringos” hein!?

saoj

Taz:
saoj:
Taz:

Já que vc se sente à vontade para falar dessa maneira, que tal deixar os ataques pessoais e aproveitar a oportunidade para fazer uma comparação técnica entre o Mentaway e o Seam!?

Não vale dizer que o Seam é fraco pq “os brasileiros babam ovo pros gringos” hein!?

Não achei que foi um ataque pessoal. De qualquer maneira me desculpe se vc interpretou assim.

Achei que vc foi mais infeliz quando falou que os brasileiros estão sempre na rebeta das coisas. Acho que isso não é verdade…

Eu acho que o Mentawai faz tudo que o Seam faz. Não da mesma maneira, mas de uma maneira igual ou até mais eficiente que o Seam.

Não adianta pegar a exceção e falar que para esse projeto específico aqui, que é menos de 1% dos casos o Seam tem essa palhaçada aqui que o Mentawai não tem.

Estamos falando de 95% dos projetos web. Para esses projetos, acredito que não há nada que o Seam faça que o Mentawai não possa fazer de uma maneira bem mais fácil e eficiente.

Eu não tenho como gastar um mês lendo a documentação do Seam, que é bem complexa e extensa.

Agora vc de repente tem como gastar 1 hora e ler a documentação do Mentawai, que é em portugues e bem objetiva.

Depois fique a vontade para sugerir alguma coisa que o Seam tem ou faz que o Mentawai deveria ter ou fazer tb. Só acho que vai ser difícil vc achar alguma coisa realmente necessária.

fmeyer

:roll:

Daniel_Quirino_Olive

Acho que o fato do Seam estar prestes de se tornar um padrão (com JSR e tudo mais) é bastante relevante para muitas empresas: http://jcp.org/en/jsr/detail?id=299

saoj

Daniel Quirino Oliveira:
saoj:

Acho que o fato do Seam estar prestes de se tornar um padrão (com JSR e tudo mais) é bastante relevante para muitas empresas: http://jcp.org/en/jsr/detail?id=299

Não concordo que isso seja vantagem, mas respeito quem acha que isso seja uma vantagem. EJB tb era um padrão com especificação especial, e tiverem que refazer a coisa do zero 3 vezes para ficar mais ou menos descente. EJB1 e EJB2 era um lixo total, acho que são poucas as pessoas que ainda não concordam com isso.

No server side há posts sobre o Mentawai, bastante comentados por sinal. Dá uma olhada no post sobre Stick Actions, onde houve uma discussão boa. Também dá uma olhada aqui para ver algums comentários internacionais sobre o Mentawai.

Não que o JBoss/Seam não seja bom, mas não há nenhum motivo para fazer um hype só porque ele é do JBoss.

Dá uma olhada aqui: http://docs.jboss.com/seam/1.0.0.GA/reference/en/html/tutorial.html

O que tem de simples e straight-to-the point ai eu não sei… Realmente a filosofia do Mentawai e a do JBoss Seam são totalmente opostas. Veja o HelloWorld do Mentawai e o HelloWorld do JBoss/Seam e tenta entender essa diferença básica.

A

Hmmm…achismo??? Esperava algo mais profundo… :roll:

Pois deveria, acho q vc pode aprender muitas coisas com os concorrentes. Imagine com um concorrente como Seam!!!

Se vc não tem interesse pelo framework, não deveria ter postado aqui. Aliás, pq não abre um tópico e pergunta quem usa o Mentawai!?

saoj

Nós já sabemos. Dá uma lida aqui de novo: http://forum.mentaframework.org/posts/list/157.page

Dá uma lida no meu último post e tenta entender a diferençá de Seam para Mentawai. :wink:

Mas concordo que esse tópico é sobre o Seam, então fala aí. O que o Seam tem de tão bom que te levou a abrir tópico e a achar que os brasileiros são atrasados porque não usam o Seam ???

Eu só consegui ver ali uma quantidade absurda de annotations, xml, página JSP definida dentro da action, facelets para tudo qu lado, etc e tal. Pra quem gosta de JSF, deve ser bom mesmo…

A

saoj:

Mas concordo que esse tópico é sobre o Seam, então fala aí. O que o Seam tem de tão bom que te levou a abrir tópico e a achar que os brasileiros são atrasados porque não usam o Seam ???

Hahaha… fui em quem perguntou primeiro e vc respondeu com seus achismos. Faz assim!! Vai no site da Jboss, baixa a instalação, pega os demos, faz deploy, faz um POC, altera o fonte, debuga, lê os manuais, fuça nos fóruns, refatora, analise os resultados, refatora, analise os resultados, refatora, analise os resultados, etc, etc.

saoj:

Eu só consegui ver ali uma quantidade absurda de annotations, xml, página JSP definida dentro da action, facelets para tudo qu lado, etc e tal. Pra quem gosta de JSF, deve ser bom mesmo…

Em terra de cego quem tem olho é rei… :wink:

Cara, vc é muito inconsistente em suas palavras!! Pq estudou, vive e trabalha nos US se vc NÃO baba ovo pros gringos!?

Rubem_Azenha

Vamos para com ataques e ofensas pessoais?

O Seam faz uma coisa de um jeito, o menta faz uma coisa de outro, o struts de outro, o vraptor de outro e o WW de outro.

A

microfilo:
Vamos para com ataques e ofensas pessoais?

O Seam faz uma coisa de um jeito, o menta faz uma coisa de outro, o struts de outro, o vraptor de outro e o WW de outro.

Sim, o intuito do tópico nunca foi o de fazer ofensas pessoais. Foi apenas o de investigar quem anda trabalhando com o Seam. Releia os posts e entenderá pq a discussão tomou essa direção.

“Baba ovo de gringos”… eu mereço!? (tsc tsc tsc)

Rubem_Azenha

Bem, você foi extremamente infeliz ao dizer que os brasileiros estão sempre na rabeira quando o assunto é inovação.

A

Não vamos começar de novo!!! Mantenho o que disse e provei com fatos. Obviamente existem exceções, mas falo ao analisar a maioria.

Voltando ao assunto: Alguém mais usa JBOSS SEAM por aqui!? Se usa, o q tem achado!?

Deh

Taz, não menospreze o trabalho dos outros, alguem suou noites para colocar algum framework funcionando.

Mentawaii, vraptor entre outros, eu ainda não os usei, mas assim que tiver tempo eu adoraria aprende-los… e já ouvi várias pessoas elogiando ambos.

Gringos ou brasileiros, continuam sendo pessoas normais, devias estar contente porque alguem do país está criando algo próprio.

Eu trabalho com o JBoss Seam aqui, é produtivo e etc, o Gavin King e sua turma fizeram um ótimo trabalho assim como ele fez no Hibernate…

A

Quem menosprezou aqui!? Preste atenção aos posts do tópico.

E reafirmo: falta inovação e uso de novas ferramentas no Brasi!!!

sapulha

Será que o fato de alguns defenderem tão veemente o menta e o vraptor tem alguma relação a esses caras participarem dos projetos???

Claro que temos que defender aquilo em que acreditamos, mais antes de tentar achar o que tem de ruím, pq não olhar o que tem de bom???

Seam + JSF + EJB3 mata a páu, enquanto os outros frameworks matam a páu em outros aspectos.

Cada projto tem suas características que se adaptam melhor a um ou outro framework.

Como diz o ditado, “toda unanimidade é burra!”

Quanto aos brasileiros, não estamos na rabeira de ninguém.

Indico a leitura de mais revistas e matérias internacionais para que vejam que os brasileiros são muito bem conceituados lá fora.

Deh

Não sabe o que fala colega?

se falta inovação, o Mentawaii, vraptor, swingbean são o que?

se você é tão bom, crie alguma.

Fabio_Kung

Bom, não vi ninguém da equipe do vraptor fazendo isso, então não sei pq fomos incluídos. Falando pela equipe toda, nós sabemos que cada uma das tecnologias tem o seu espaço.

Mais relacionado ao assunto do post, muitos de nós já usamos (e continuamos eventualmente usando) o JBoss Seam. Algumas idéias do vraptor inclusive vieram de lá!

É o que eu disse antes. O JBoss Seam é bem interessante e fizeram um trabalho bem legal em cima do JSF. O framework tem o seu valor e assim como todos os outros, tem o seu espaço.

sapulha

Desculpe Fabio se não havia ninguém da equipe, mais é que vi vários usando a imagem do VRaptor na assinatura.

Claro que isso não quer dizer que seja da equipe.

Também acho que todos devam ter o seu espaço.

A

Deh:

Não sabe o que fala colega?
se falta inovação, o Mentawaii, vraptor, swingbean são o que?

Falta interpretação de texto tb. Falta inovação para quem USA os frameworks. Se vc não entende, eu explico. Falta inovação em projetos de logística, financeiros, mineradoras, varejo, etc, etc. Entre no APINFO e verá o que as vagas pedem: Java, Struts e Oracle ou algum outro banco de dados.

Deh:

Nunca me interessei por desenvolvimento de frameworks. Meu interesse é resolver o problema do meu cliente com o que há de melhor. E nisso (modéstia a parte) eu sou bom… :wink:

A

Bom, não vi ninguém da equipe do vraptor fazendo isso, então não sei pq fomos incluídos. Falando pela equipe toda, nós sabemos que cada uma das tecnologias tem o seu espaço.

Mais relacionado ao assunto do post, muitos de nós já usamos (e continuamos eventualmente usando) o JBoss Seam. Algumas idéias do vraptor inclusive vieram de lá!

É o que eu disse antes. O JBoss Seam é bem interessante e fizeram um trabalho bem legal em cima do JSF. O framework tem o seu valor e assim como todos os outros, tem o seu espaço.

Muito bom Fábio. Gostei de sua postura. Vou dar uma olhada no Vraptor.

Abdon

A gente imagina mesmo hahahaha…

A

A gente imagina mesmo hahahaha…

Vc nem imagina… :wink:

Só para registrar. Tb existem aqueles que gostam de reinventar completamente a roda. Os caras pensam que estão inovando, mas chegam no cliente e vendem algo que beira a tosquice. Obviamente, só quem criou pode mexer no núcleo do Frankstein e, se precisa funcionar de outro jeito, “não, assim não dá!!!”. Quando vc vai atender o cliente, o coitado já apanhou tanto do framework que nem pensa mais em contratar arquitetos ou avaliar novas ferramentas.

saoj

TAZ, pode acreditar em mim: não estou babando o ovo dos gringos aqui não. Os gringos fazem coisas boas e nós fazemos coisas boas também.

fmeyer

Esse tópico se definhou completamente fora do escopo original.
O problema ja nao eh quem usa ou nao usa tal coisa, vamos manter uma postura por aqui.

Criado 19 de janeiro de 2007
Ultima resposta 23 de jan. de 2007
Respostas 33
Participantes 12