Olá pessoal, procurei no google e aqui no guj uma comparação que tirasse minha dúvida mas não encontrei nada sobre isso. Estou iniciando em um grupo de estudos e a galera está em dúvida sobre qual servidor de aplicação usar JBoss ou Glassfish, não tenho experiência nenhuma em desenvolvimento java para web, queria saber o que é mais indicado para essa situação? porque? e bem como algumas diferenças entre eles.
Java para Web JEE (sem EJB) você pode usar o TomCat que é um excelente Container Web.
Java para JEE (usando componentes EJB) sugiro implementação do GlassFish.
Quanto ao JBoss versus GlassFish existem outros servidores parrudos também e a diferênça esta no que o vendedor te oferece a mais e se isso atende ao que vc busca. Já usei o Glass para projetinhos pessoais e gostei muito já o JBoss tive dificuldades para configurar e compreender sua estrutura.
Cara vale destacar aqui uma coisa, o JBoss 4.2, que é a última versão estável não é um servidor J2EE 5 certificado pela Sun, enquanto o Glassfish é certificado.
Sugiro que você de uma estudada em ambos, para conhecer melhor o que ambos tem a te oferecer.
Umas das vantagens do JBoss é a documentação e exemplos que existem disponiveis. Tem muito material.
Não acho ele dificil de configurar, dificil é o OC4J… hehehe
eu apostaria no Jboss, pela maturidade do projeto e pela comunidade envolvida.
[quote=jgbt]Umas das vantagens do JBoss é a documentação e exemplos que existem disponiveis. Tem muito material.
Não acho ele dificil de configurar, dificil é o OC4J… hehehe
eu apostaria no Jboss, pela maturidade do projeto e pela comunidade envolvida.
[/quote]
Num projeto grande eu apostaria mais na equipe de suporte da Sun do que no pessoal do JBoss. Não pq o JBoss seja ruim, longe disso mas acredito que a SUn tenha mais embasamento num problema masi crítico. Só não saberia lhe dizer sobre valores…
bom, eu estava falando em 2 opções free. mas nem sempre ter um suporte pago é garantia de alguma coisa.
quem ja teve que usar suporte da Oracle ou IBM por exemplo, sabe do que eu estou falando.
nem sempre eles resolvem o problema.
eu hj ainda apostaria no jboss, o glassfih vou esperar mais um pouco p/ ver como ele se comporta.
queridos na hora que der problema eles vão falar que o problema e na sua aplicação e não no servidor…
IBM por exemplo…
minha aplicação usava interfaces genericas do java 5 o WebSphere 6.1 suporta java 5 mais não suporta JEE 5, sendo assim usamos EJB 2.1 na epoca…
detalhe…
Não fazia deploy porque o WebSphere não aceitava intefaces gerenicas nos EJB’s 2.1…
solução:
depois de 3 meses para provar que o erro era no server, demorou mais 6 meses para sair o path…
então… suporte tecnico pago não quer dizer solução…
mais se vc tiver realmente afim de pagar(as vezes isso e necessario)… contrata a redhat e seja feliz.
[/quote]
Espera ae…mas qual é o erro do servidor ??? O erro foi seu que implementou uma solução incompatível com a especificação do servidor. Não vamos confundir as coisas.
[quote=Giulliano]
Espera ae…mas qual é o erro do servidor ??? O erro foi seu que implementou uma solução incompatível com a especificação do servidor. Não vamos confundir as coisas.[/quote]
pode ser, mas e se o servidor não implementa todas as especificações de referencia corretamente?
é disso que estamos falando.
eu não tenho que seguir a especificação do servidor, tenho que seguir a da Sun, esperando que o servidor que eu estou usando implemete corretamente.
e pode acreditar, isso acontece com mais frequencia do que vc imagina.