JBuilder - Conexão com BD

2 respostas
rfpsatin

Olá Pessoal,

tenho um pequeno programa que estou fazendo p/ testes com o JBuilder.

Gostaria de tirar algumas dúvidas com vc’s sobre os componentes de Bd dele.

Bom, vou fazer algunas analogias com o Delphi para ficar mais claro.

[list]
Fazendo na mão um programa em java que se conecta a BD eu tenho uma classe que faz a conexão com o BD. Bem, achei alguns componentes no JBuilder que parecem fazer isto.
Estou usando o componente Database para fazer minhas conexões ODBC com os BD(access e interbase) até agora. Através dele consigo conectar agora quero saber se ele é o componentes + indicado para esta operação, há outros? andei vendo outros como o DataStore por isso pergunto.

Para trazer os dados e inserir e atualizar estou usando o queryDataSet, ele é o + indicado? quais + posso usar?

em delphi, p.ex tenho um componentes (a nível de BDE) p/ Query, outro p/ table e outro p/ storedprocedure e ainda há um outro p/ atualização de query (updatesql). Quais os componentes que se equivalem a ele no jBuilder?

Bem, como disse há pouco, qudo fazia um programa na mão, tinha uma classe que fazeia a conexão com o BD e p/ que pudesse usa-lá bastava dar um import nela ou … bem, pelo que percebi, no JBuilder, após ter declarado um DataBase num frame e um queryDataSet no mesmo frame, se eu tentar usa-los noutro frame não consigo, é isto mesmo ou comi barriga?

Em delphi temos os DataModules que são repositórios de componentes não visuais. Bem, nele coloco um Database p/ fazer a conexão com o BD e p/ que em qquer lugar eu possa usa-lo basta dar um uses na unit, semelhante ao que faço qdo dou um import da minha classe de conexão de BD. + e agora, a nível visual ? q q tenho que usar p/ acesso unicamente uma vez com o BD e fazer que os demais lugares vejam esta conexão?

bem pessoal, desde já agradeço a ajuda.

um grande abraço,
que Deus abençoe.

[/list]

2 Respostas

Jair_Rillo_Junior

bom, sobre componentes do JBuilder de conexão eu não vou comentar, pois eu usei o JBuilder uma vez e quando eu estava aprendendo java, e na época nem me interessei por database.

Agora sobre você criar um Objeto de conexão e ele servir para as suas outras classes, você pode fazer de dois modos:
-Primeiro: passando por parâmetro esse Objeto
-Segundo: Criando o Objeto como static, assim de qualquer classe você pode usá-lo diretamente, sem precisar instânciar um novo objeto.

acho que ficou claro

espero ter ajudado

rfpsatin

O que eu faço e vc descreveu não difere muito.

Alguém tem por ae alguma boa apostila do JBuilder?

pode ser inglês, alemão rs… qq coisa!!!

Criado 17 de outubro de 2003
Ultima resposta 17 de out. de 2003
Respostas 2
Participantes 2