Olá Pessoal,
tenho um pequeno programa que estou fazendo p/ testes com o JBuilder.
Gostaria de tirar algumas dúvidas com vc’s sobre os componentes de Bd dele.
Bom, vou fazer algunas analogias com o Delphi para ficar mais claro.
[list]
Fazendo na mão um programa em java que se conecta a BD eu tenho uma classe que faz a conexão com o BD. Bem, achei alguns componentes no JBuilder que parecem fazer isto.
Estou usando o componente Database para fazer minhas conexões ODBC com os BD(access e interbase) até agora. Através dele consigo conectar agora quero saber se ele é o componentes + indicado para esta operação, há outros? andei vendo outros como o DataStore por isso pergunto.
Para trazer os dados e inserir e atualizar estou usando o queryDataSet, ele é o + indicado? quais + posso usar?
em delphi, p.ex tenho um componentes (a nível de BDE) p/ Query, outro p/ table e outro p/ storedprocedure e ainda há um outro p/ atualização de query (updatesql). Quais os componentes que se equivalem a ele no jBuilder?
Bem, como disse há pouco, qudo fazia um programa na mão, tinha uma classe que fazeia a conexão com o BD e p/ que pudesse usa-lá bastava dar um import nela ou … bem, pelo que percebi, no JBuilder, após ter declarado um DataBase num frame e um queryDataSet no mesmo frame, se eu tentar usa-los noutro frame não consigo, é isto mesmo ou comi barriga?
Em delphi temos os DataModules que são repositórios de componentes não visuais. Bem, nele coloco um Database p/ fazer a conexão com o BD e p/ que em qquer lugar eu possa usa-lo basta dar um uses na unit, semelhante ao que faço qdo dou um import da minha classe de conexão de BD. + e agora, a nível visual ? q q tenho que usar p/ acesso unicamente uma vez com o BD e fazer que os demais lugares vejam esta conexão?
bem pessoal, desde já agradeço a ajuda.
um grande abraço,
que Deus abençoe.
[/list]