JBuilder7

6 respostas
D

:oops: Sou uma iniciante em Java e tenho que aprender muito rápido, pq estou alocada em um projeto que utiliza Java. O que vcs acham do JBuilder? Quais são seus prós e contras?

Desde já agradeço.

Denise

6 Respostas

Paulo_Silveira

se voce precisa aprender java, e ainda nao sabe, nao eh bom voce usar ferramenta NENHUMA para programar. use o notepad mesmo, e siga o tutorial do Rafael Steil sobre HelloWorld!

D

Paulo,

Obrigado pela atenção … esta fase de HelloWorld eu já passei, estou estudando, lendo vários materiais e fazendo pequenos programas a duas semanas. Mas …voltando a pergunta vc gosta do JBuilder?

Paulo_Silveira

nao gosto do jbuilder: muito lixo na tela, pesado, e faz voce viciar nos wizards e facilidades deles

se voce ja passou da fase helloworld, passe para o jedit.org, apesar de nao ter muitos recursos, voce vai aprender bastante java com ele

se voce ja esta programando bem, pega o www.eclipse.org, uma IDE de verdade, robusta e nao pesada como JBuilder. gratuita e da IBM.

Bani

Eu acho essa história de programar no notepad/vi muito linda e politicamente correta para geeks, mas o fato é que IDEs são ferramentas para produtividade, e se Java é seu trabalho e não apenas seu lazer, quanto mais funcionalidades melhor, caso esteja usando um computador bom e a ferramenta seja suficientemente customizável para adaptar-se as suas necessidades sem atrapalhar o que você está fazendo.
Eu uso JBuilder no trabalho e gosto dele. Demora um pouquinho para abrir sim, mas não sinto que ele seja pesado no geral. Desabilitei apenas algumas opções como ficar sublinhando de vermelho trechos em que havia problemas de sintaxe, pois isso eu achava meio intrusivo e atrapalhava a fluência na codificação. Acho ele bem mais organizadinho do que, por exemplo, o WAS da IBM e bem mais leve que o Forte. Quanto aos wizards, você usa apenas se você quiser. No caso de criar beans, por exemplo, acho muitíssimo mais prático simplesmente digitar o nome e tipo dos atributos e deixar ele criar os getters e setters do que ficar perdendo tempo fazendo isso na mão. Para iniciantes em EJB ele também ajuda bastante, até para entender melhor como são estruturados.
Não vou ficar entrando em mais detalhes, basicamente sou a favor dele! A única crítica que tenho é sua integração com sistemas de controle de versão, que deixa a desejar em termos de performance.
E veja se você consegue a versão 8 do JBuilder ao invés da 7, pois nela a rodinha do mouse funciona!

Rafael_Steil

nossa, fico lisongeado com o elogio :slight_smile:

De qq maneira, gosto mto do Eclipse. Claro que eu nao programo em Swing, mas se precisasse usaria o Jbuilder para essa parte ( ou alguma outra ferramenta auxiliar/plugin so pra desenhar a GUI )

[]'s
Rafael Steil

Paulo_Silveira

heehhe, calma. eu quis dizer que eh bom voce usar o notepad no comeco, quando voce esta aprendendom, para se acostumar a ler os erros que o javac produz.

alias, vi sux, nano rulez.

Criado 29 de outubro de 2002
Ultima resposta 29 de out. de 2002
Respostas 6
Participantes 4