Estou começando em Java, gostaria que alguém utilizasse o meu código pra implementar um exemplo de apenas como faço os botões desta minha parte do meu código abaixo funcionarem.
Obrigado.
importjavax.swing.*;importjava.awt.*;publicclassuuextendsJFrame{JButtonbotao;publicuu(){super("Exemplo com JButton");Containertela=getContentPane();setLayout(null);botao=newJButton("Procurar");botao.setBounds(50,20,100,20);tela.add(botao);setSize(400,250);setVisible(true);}publicstaticvoidmain(Stringargs[]){uuapp=newuu();app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);}}
Espero que ajude…
Daniel_Girotto
ajustando o seu codigo para os botões funcionarem ficaria
privatevoidcrieBotoes(){this.pnlSouth=newJPanel(newFlowLayout());//Crie os botões pois não é possivel adicionar eventos para botões anônimosJButtonanterior=newJButton("Anterior");// e adicione um listener para pegar os eventosanterior.addActionListener(this);JButtonproximo=newJButton("Proximo");proximo.addActionListener(this);//adicione ao painel os objetos que criouthis.pnlSouth.add(anterior);this.pnlSouth.add(proximo);}publicvoidactionPerformed(ActionEvente){//para pegar o evento dos botões utilize o metodo getSource() assim:if(e.getSource()==anterior){//acão do botão anterior }elseif(e.getSource()==proximo){//ação do botao proximo}}
Mas exitem maneiras mais elegantes de se fazer isso do que implementar a interface ActionListener, utilizando uma classe interna anônima de ActionListener para cada botão
JButtonbotao=newJButton("Botão");botao.addActionListener(newActionListener(){publicvoidactionPerformed(ActionEventevento){//acão a ser tomada}});