JCA O que seria e quando usar?

Ola Pessoal

Estou estudando bastante a fundo a arquitetura Java EE, mas encontrei um tipo de projeto de que nao se fala muito, e quando se fala, nao se tem muita explicacao, ou pelo menos da a impressao de ser algo praticamente "inutil", sao os projetos jca "Java Conector Architecture", porem o que seria e para que? ou como utilizar? pelo que entendi ele tem a simples funcao de expor servicos de nossa aplicacao buscando uma certa integracao com outros projetos que possam estar se integrando com o nosso... mas para mim ficou algo muito superficial e nao quero deixar passar em branco, alguem tem um exemplo pratico ou tutorial?
            Obrigado mais uma vez pelas respostas pessoal!

Abraços

André

JCA eu vejo muito mais aplicado aos Middlewares do que a um software comum, ou seja, aplicações ESB, BPEL, etc. Coisas de integração. Por isso pouco comum no desenvolvimento mais tradicional.

Humm, Obrigado pela Resposta,

Verdade que é algo muito pouco utlisado no desenvolvimento tradicional, eu atualmente estou trabalhando com ejb, mas até hoje numa vi nada concreto sobre o assunto, sei que eles servem justamente para integracao, mas isso me deixou pensando... por exemplo, se eu ja tenho ejb's, web services... e uma camada de outros servicos que posso estar usando justamente para facilitar numa integracao, qual seria a vantagem do jca? porque pelo menos eu nao vejo um caso especifico para ele, apenas queria ter uma visao mais ampla sobre o assunto, e aprender a usa-lo caso um dia seja necessario, mas até agora vi que nao vale apena investir nisto...

Grato
André

Ele, em geral, é para conectar um middleware a outro ou a outro aplicativo.

Exemplo: Conectar o ESB/BPEL ao SAP, usando o padrão de conectividade do JCA (com connectors).

Só lembrando que JCA é mais antigo que os Web-Services(como nós conhecemos)
Eles são da época do, muito bem enterrado, EJB 2.0 (arghhhhh)

Ele existia para interligar sistema heterogêneos. Nunca vi muita gente utilizando, mas parecia que funcionava =P