Jce

alguém poderia me informar como devo utilizar o JCE da sun para criptografia RSA? Se o JCE não suporta, poderia me indicar um pacote free que funciona?

De uma olhada num tutorial do próprio GUJ, sobre segurança, de autoria do Daniel Malaquias de Freitas, muito interessante.

http://www.guj.com.br/servlet/guj?PARSE=true&MAMUTE_ACTION=br.com.guj.action.ListTutorial&MAMUTE_TEMPLATE=ShowTutorial&LIST_TUTORIAL=single&TutorialId=32&PAGE=1

valeu pela resposta, mas este artigo eu já tinha lido e tem somente as função referente a Assinatura e Digest, o q eu preciso é Criptografia com chaves RSA que não encontro no JCE!

da uma olhada em KeyFactory.
com essa classe voce consegue crias as chaves.
Ai voce pode usar JCE rotinheiramente com os cyphers…

para utilização de RSA temos:

  1. criação de par de chaves, privada e pública;
  2. conceito de assinatura digital e conferência;
  3. Criptografia utilizando a chave pública para ser decriptografada com a chave privada;

este item (3.) não é atendido pelo JCE ou é? se não é, qual o pacote, de preferência free, que funciona?

[quote=“nakayatomo”]para utilização de RSA temos:

  1. criação de par de chaves, privada e pública;
    [/quote]

Olha a classe KeyFactory, ela suporte a geração e recuperação de chaves RSA e DSA. Suporta chaves no formato PKCS #1 p/ RSA e NIST FIPS 186 p/ DSA. Isso na 1.4.0, não sei quando a 1.4.2.

Sim e uma assinatura consiste num digest assinado.
Voce usa a classe Signature, passa como parametro o algoritmo de digest e o de criptografia que ele gera a assinatura.
Com DSA voce só consegue usa SHA1 como digest, com RSA voce pode escolher MD2, MD5 e SHA1.

[quote=“nakayatomo”]
3. Criptografia utilizando a chave pública para ser decriptografada com a chave privada;

este item (3.) não é atendido pelo JCE ou é? se não é, qual o pacote, de preferência free, que funciona?[/quote]
Olha os pacotes java.security e java.crypto
Eles tem tudo que voce precisa. Ahh leia tambem o manual do JCE, ele é explicativo quanto ao que voce quer fazer.

estou com um problema com o JCE da sun e por isso estou procurando pacotes alternativos… no forum da Sun encontrei um tal de BouncyCastle ou “BC” que alguém utiliza… outra pessoa recomenda algum pacote para mim? ninguém usa diferente da Sun? e vc louds, qual vc utiliza?

Uso o da Sun mesmo, pq tem tudo que eu preciso, que é suporte pra X.509, Diffie-Hellman key-agreement, alguns block cyphers (blowfish e AES) e SHA1.
Dificilmente vou precisar de algo alem disso.