JCHECKBOX setando null no banco de dados

Bom dia amigos blz?

Estou com um problema… estou desenvolvendo uma aplicação Java Swing no Netbeans e estou com um problema…
tenho uma tela (jInternalframe) de cadastro de mergulho onde há uma aba para checklist do mergulho com várias perguntas, e quando a pergunta é realizada o jcheckbox é marcado… até ai funciona conforme código abaixo:

if (checkbox1_1.isSelected()) { check1_1 = "1"; } else { check1_1 = "0"; }

cadastra normalmente no banco de dados porém o problema é quando eu preciso alterar o cadastro… quando seleciono do banco de dados eu já consegui fazer com que, somente os jcheckbox que estão setados como 1 no banco de dados fiquem marcados porém se eu não mexer em nada nos jcheckbox e alterar por exemplo um textfield e mandar atualizar, todos os checkbox do banco de dados ficam marcados como null… o que eu posso fazer para somente setar algo no banco de dados se o checkbox for modificado?

Método para verificar se o retorno do banco de dados está 1 ou 0 e marcar o marcar como selecionado o checkbox

//CRIA UMA LISTA E VERIFICA SE TEM ALGO SETADO NO BANCO DE DADOS E SE TIVER, PREENCHE O CHECKBOX DA TELA DO CHECKLIST
MergulhoDAO daoCheck = new MergulhoDAO();
for (Checklist c : daoCheck.selecionaChecklist(Integer.parseInt(codigo))) {

        if (c.getItem1_1().equals("1")) {
            checkbox1_1.setSelected(true);
        } else {
            checkbox1_1.setSelected(false);
        }

Código para ao clicar no checkbox, setar o valor para o banco de dados “1” igual selecionado e “0” não selecionado.

private void checkbox1_1ActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {
    if (checkbox1_1.isSelected()) {
        check1_1 = "1";
    } else {
        check1_1 = "0";
    }
          
}      

tudo acima funciona, exceto se eu não clicar nos checkbox, ai seta tudo como null ao alteterar qualquer dado da tela.