JComboBox & Banco de Dados

19 respostas
Z

Gostaria de saber se em aplicacoes desktop de Java em Netbeans existe alguma forma de conectar ( melhor dizendo, vincular ) um jComboBox a uma Sql ( de um banco de dados, como por exemplo Access)

No access, conseguimos fazer com que a combobox tenha uma “rowsource”…e nela a gente coloca a SQL.

Quando executo este form, ele roda a sql do Combobox e ela traz as informações…

Gostaria de saber se existe essa possibilidade ?? Ou tenho que usar o metodo : Abre sql, e carrega a jComboBox, tudo via programação…sem vinculação

Fui claro na duvida?

Muito obrigado amigos

sds,

19 Respostas

rdgms

Aihhh Acesss não!!! kkkkkk
Então cara oque você pode fazer é usar jdbc para fazer a busca aih passar o resultado da busca para um array e usar esse array no construtor do JComboBox…

R

Reforçando o comentário do rdgms, até onde sei não há como fazer vinculação direta entre a JComboBox e a fonte de dados SQL. Você mesmo deverá se encarregar de ler a informação e repassá-la à JComboBox (via JComboBox.addItem(), por exemplo).

Z

entendi.

o.0

Não gosta do Access?

=Z

rdgms

PARA MIM ACESS NÂO É BD!
Respostas tiradas aqui mesmo do GUJ com datas umpouco antigas mas duvido que a microsoft os tenhas melhoradas:

Você não pode usá-lo remotamente de maneira simples (qualquer outro banco acessível via JDBC costuma sê-lo). Ou seja, se o seu sistema é em Java e tem de rodar em Linux, já não pode usar o Access sem ter de fazer muita ginástica ou pagar alguma coisa.

• Para funcionar direitinho multi-usuário é preciso fazer certas coisas que os programadores normalmente não conseguem fazer sozinhos - ou seja, você acaba tendo de revisar muita coisa (limpar muita sujeira, falando mais francamente);
  • Ele estimula o uso de tipos de campos (como OLE) que não existem em outros bancos de dados, amarrando seu sistema eternamente ao Access.
  • Como é “de graça” (ou seja, vem com o MS Office), parece que é de graça (pelo menos pro seu chefe). E como é fácil de usar com outras linguagens (como VB e Delphi) normalmente ele acaba sendo a solução imposta.

você migra para uma versão mais nova do próprio Access e nem sempre a sua base antiga funciona
não é um “banco de dados” e sim um “bando de dados” pois seus dados não tem muita segurança e podem corromper com facilidade
access não tem o conceito de “server”, logo é comum existir a mesma tabela em diversos bancos (arquivos) espalhados na empresa. Qualquer banco de dados relacional funciona em rede e aproveita essa estrutura para usar o conceito client/server
sua integração é boa somente com ferramentas da Microsoft

Z

rdmgs cada um tem sua opinião.

Claro que não posso dizer que o Access é tão bom quando Sql Server, Oracle.

Mas se voce souber usa-lo ele é uma ferramente muito boa !

Falo isso porque não tive muitas dores de cabeça com ele ainda.

Mas, eu estava interessado em utilizar outras ferramentas ( Bds ).

Estava pesquisando o postgree… conseguir mecher nele e tudo mais.

Só que o sistema que eu estou querendo desenvolver utilizar Consultas Sqls gigantes e complexas.

O access contem uma ferramenta que eu posso criar essas Sqls graficamente ( Opção Disigner de Consulta ) .

Chamos as tabelas graficamente… e ele me traz a Sql pronta.

Para o PostgreSql conheci uma ferramenta chamada Sql Factory ( da Sql Maestro )

Ela contem esta ferramenta, mas é PAGA.

Se voce conhece um banco de dados bom, que contenha esse tipo de ferramenta ( free ) para eu usar por favor diga e eu serei eternamente grato

Pois gostaria de conhecer Bds novos,

Muito obrigado desde já pela ajuda!

sds,

rdgms

opaa… se eu não me engano o mysql adminsitrator tem coisa parecida…
Eu sempre achei o modo designer mais dificil para se criar querys…
E outro erro: “Query Gigantes”… devemos evita-las o maximo… sou programador tbm sei que as vezes não tem como…
que tipo de query são essas?? oque elas fazem??

XD

Z

uma aplicacao de construcao de armarios

um exemplo… um armario contem varios produtos: prateleiras, tetos, bases,gavetas,gaveteiros, etc,etc…

Existem relatorios solicitados que devem trazer TODOS OS INSUMOS / FERRAGENS do Armario

Um monte de union all

Ixi amigo, é muito complicado.

Elas chegam a ter 4 folhas hahaha

=|

Sds,

rdgms

Cara se isso estiver relacionado e talz bonitinho acredito que a query não ficaria tão grande assim não…

So complementando a minha resposta anterior da uma procurada Mysql Query Builder …

Z

O MySql é complicado de se mecher? Ou é parecido com PostgreSql

sds,

Z

Outra coisa, qual melhor versão do Mysql para se usar?

sds,

rdgms

Ahh o Mysql é bem facil de se trabalhar…
a melhor versão é a ultima estavel…
kk
Espero ter ajudado… XD

Z

cara estou baixando um 2 Msql … Um tem 35 mb ( baixaki )

o outro tem 97 (baixaki tb )??

pq esta diferenca?

sds,

rdgms

Baixa esse:
http://dev.mysql.com/downloads/mysql/5.1.html#downloads

Z

THX !!!

O mySql já vem com Front ( A ferramenta pra contruir o bd visualmente) ??

Z

Windows Essentials (x86) 5.1.36 35.7M Download | Pick a mirror
MD5: 2705d24c79b88c7d9bd20f631a244c7d | Signature
Windows MSI Installer (x86) 5.1.36 98.0M Download | Pick a mirror

Eu estou baixando os dois.

Qual a diferenca?? sabe me dizer?

sds,

rdgms

Não mas existem varios “Front” para trabalhar com ele…

Z

entendi, mas qual a diferenca das opções que eu citei acima???

saberia me dizer? muito obrigado

rdgms

Acredita que so a compactação… não sei ao certo…

Z

Ok, muito obrigado!

sds,

Criado 15 de julho de 2009
Ultima resposta 15 de jul. de 2009
Respostas 19
Participantes 3