Jcombobox com tabela relacionada

ola galera … dei uma olhada no forum e achei pouca coisa sobre isso…nada muito claro … c alguem pude me ajudar fico grato.

vamos la:

tenho uma aplicação a qual busca informações em um banco de dados mysql.

no banco tenho a tabela de cadastro relacionada com a tabela atividade. na tabela cadatro a chave primaria é o rg da pessoa consequentemente na tabela atividade é salvo o rg da pessoa para relacionar a atividade com o cadastro. resumindo …para achar de quem é a atividade … eu tenho q achar o nome na tabela cadastro atraves do rg salvo na tabela atividade.

estou com uma tela q faz uma consulta na tabela atividade atravez de um jcombobox que lista todos os nomes da tabela cadastro.(escolho o nome e retorna os dados da atividade).

minha duvida:
como faço para que o jcombobox mostre o nome para o usuario e eu consiga fazer um select na tabela atividade.

preciso q o combo guarde o nome e o rg …(afinal o sql tem q ser "select * from atividades where rg = …"e naum nome )mais só mostre o nome

é possivel?

espero que de pra entende o q eu quero

valew galera :thumbup:

Olá,

Você deve implementar o seu próprio combobox model ou, caso o usuário possa editar a combo, do MutableComboBoxModel. Dentro dele, guarde uma lista de usuários (sim, objetos da sua classe de usuário inteiros) e exiba o próprio nome.

Quando o usuário selecionar alguém do combo, pergunte novamente ao seu model qual é o usuário selecionado, pegue o seu RG e faça a próxima consulta.