JComboBox + ItemStateChanged (netbeans)

Gente, alguem pode me ajudar com um problema q estou tendo usando esses itens.

a minha ideia e criar uma COmboBox a partir de um documento texto com o addItem, ateh ai tudo bem, tah criando perfeitamente…

o meu problema eh q soh gostaria que o ItemStateChanged funcionasse depois q essa combo box estivesse devidamente criada… porque claro ele dah erro na hora da ação q eu mando executar…

depois de criada queria que quando selecionasse um item na combo o aplicativo realizasse uma serie de procedimentos, inclusive a construção de outra combo box dependente da escolha da primeira…

alguem sabe como fazer isso no netbeans? jah q os eventos são declados automaticamente…

muito obrigada…

Olá, Starlya.
Bom dia.
Para ler o arquivo de texto imagino que esteja usando um método de leitura sequencial e para isso acredito que tenha definido um loop ou um controle que lê linha por linha até que se chegue ao final, certo?
Sendo assim, crie uma condição para a chamado dos métodos ou das ações no evento itemStateChanged do comboBox que verifique se o mesmo já terminou de ser populado, ou seja, se a leitura do arquivo de texto já acabou…
Tipo assim:

... private boolean leituraFinalizada = false; ... // no método de leitura e cópia do arquivo de texto mude a variável leituraFinalizada para true quando o método terminar a execução de populaçao do combobox... ... // no evento itemStateChanged do comboBox faça a verificação... if (leituraFinalizada==true) { // implemente os métodos que quiser... }
E pronto… Deve funcionar assim…
Um abraço!

deu certinu moço… mto obrigada… :slight_smile:

e aew galera…to com um problema parecido…estou criando um jCombo Box para consulta de clientes, onde o usuario pode consultar, tanto pelo nome quanto pelo cpf…soh que eu queria implementar uma coisa…ao ser trocado a jComboBox para CPF, automaticamente ser adicionado uma mascara de CPF…com os seus “###.###.###-##” na jTextFiedl…para o usuario digitar os numeros corretos do cpf…a mascara eu ja sei fzr…porem, nao sei onde implementar para que possa ser aatualizada sempre que mudar a jComboBox…se puderem me ajudar…valeu…vou deixar parte do codigo…

DENTRO DO BOTAO PESQUISAR…

try {

if(jComboBoxNomeCPF.getSelectedItem().equals("Nome")){

this.consulta = jTextFieldNomeCliente.getText();
                selectClienteNome(this.consulta);
                preencherJtable();
            }
            else{

}
            if(jComboBoxNomeCPF.getSelectedItem().equals("CPF")){

this.consulta = jTextFieldNomeCliente.getText();
                selectClienteCPF(consulta);
                preencherJtable();
            }      

} catch (Exception e) {      

}

como criar implementar a mascara dentro do itemstatechanged…isso se ele servir para isso mesmo que estou pensando

valeuu ae