Pessoal boa tarde preciso da ajuda de vocês. tenho que realizar um projeto porem não sei por onde começar comecei a fazer porem apareceu muitos erros ao criar o arquivo de objetos.preciso de algumas dicas para realizar este projeto.
[color=red]o projeto é. [/color]
Criar um arquivo de objetos que contenha todos os nomes dos estados do Brasil.
Criar outro arquivo de objetos que contenha a sigla do estado e ao menos duas cidades correspondentes ao estado.
Monte a interface que ao selecionar um estado no JCombo exiba as cidades correspondentes em um JList.
Monte o programa para inserir os estados e as cidades no arquivo de objetos.
uma ideia seria criar um arquivo txt e vc buscar essas informações do arquivo, pq tmb vai poder tmb ficar uma coisa mais dinamica…
e tmb quem sabe um banco de dados…
J
johneverton
entendi ,mais a minha maior duvida como que eu iria fazer para ao selecionar um estado no JCombo exiba as cidades correspondentes em um JList.
JonaTHANNM
vc pode utilizar primeiro uma busca (tanto faz, banco de dados ou arquivo txt) como todas as siglas dos estados, depois quando vc selecionar um estado vc faz uma busca pelas cidades que correspondem à aquele estado e mostra na lista…
J
johneverton
ah Sim entendi vou tentar fazer aqui qualquer coisa eu faço mais algumas perguntas.
valew :!:
J
johneverton
mais uma pergunta como adicionar as cidades na Jlist?e os estados no JcomboBox?
JonaTHANNM
para o combobox DefaultComboBoxModel, e para a lista DefaultListModel, vc adiciona os elementos neles, e depois dai um setModel passando o modelo correspondente a cada um deles
J
johneverton
se não for pedir muito faz um exemplo ai pra mim :?
esse cidade e estado vai ser os elementos que vc vai ter que buscar…
depois é só jogar em um laço para ir preenchendo estes models, depois é só setar no componente
J
johneverton
cidade e estado vai ser os elementos que irei buscar no arquivo de objetos que vou ter todos os estados e todas as cidades?
JonaTHANNM
isso, vai ficar + - nesse estilo
List<Estado>listaEstados=buscaEstados();for(inti=0; i < listaEstados; i ++){defaultComboBoxModel.addElement(listaEstados.getNomeEstado());
}
jComboBox.setModel(defaultComboBoxModel);
vc vai ter que criar um método que busque e retorne uma lista de elementos (no caso eu dei um nome de Estado) e depois adicionar na lista, depois vc vai percorrer esta lista adicionando no model, depois vai setar este model no componente, esse esquema vai ser o mesmo pro list dae
J
johneverton
cara eu comecei assim me corrija se estiver algo errado
intquant=in.readInt();//Carregando os objetos encontradosfor(inti=0;i<quant;i++){//Como a lista (ArrayList) aceita Object, não é necessário
Objectf=in.readObject();EstadosBrasils.add(f);}}catch(Exceptionex){System.out.println(ex.getMessage());}}/** * @return the nomeArquivo */publicStringgetNomeArquivo(){returnnomeArquivo;}/** * @param nomeArquivo the nomeArquivo to set */publicvoidsetNomeArquivo(StringnomeArquivo){this.nomeArquivo=nomeArquivo;}
}
depois criei um newJframe e inseria O JComboBox ate ai esta certo para adicionar somente os estados no JcomboBox ou falta algo?
[b]packagePck_estados;importjava.util.ArrayList;importjava.io.*;importjavax.swing.JOptionPane;publicclassArquivoDeObjetos{privateStringnomeArquivo;privateArrayListEstadosBrasils;intremover=0;publicArquivoDeObjetos(StringnomeArq){//inicializa os atributosnomeArquivo=nomeArq;EstadosBrasils=newArrayList();//inicialização://pesquisando os funcionarios no arquivotry{FileInputStreamfis=newFileInputStream(getNomeArquivo());ObjectInputStreamin=newObjectInputStream(fis);intquant=in.readInt();//Carregando os objetos encontradosfor(inti=0;i<quant;i++){//Como a lista (ArrayList) aceita Object, não é necessárioObjectf=in.readObject();EstadosBrasils.add(f);}}catch(Exceptionex){System.out.println(ex.getMessage());}}/*** @return the nomeArquivo*/publicStringgetNomeArquivo(){returnnomeArquivo;}/*** @param nomeArquivo the nomeArquivo to set*/publicvoidsetNomeArquivo(StringnomeArquivo){this.nomeArquivo=nomeArquivo;}}
[/b]
depois criei um newJframe e inseri O JComboBox ate ai esta certo para adicionar somente os estados no JcomboBox ou falta algo?