jCombobox no Netbeans

Iai pessoal, é que estou com uma dificuldade em jComboBox. Ja sei que indo em propriedades e model, podemos adicionar os nomes que estaram na lista, mas preciso adicionar a isso, ou seja, que cada nome me traga um metodo com valores pré-determinados. Vi um método jCombobox.getSelectItem().toString(); mas não sei como usar e onde usar.

pra vc adicionar itens ao JComboBox use o addItem() para pegar o valor getSelectedItem();

http://download.oracle.com/javase/6/docs/api/javax/swing/JComboBox.html

t+ e boa sorte

Mas onde vou usar o método?No model ou diretamente no formuario ou no personalizador de código?

como assim onde vai usar o metodo ??? Se estiver usando NetBeans basta vc clicar com o direito sobre o componente>events> e escolher o evento q quer dar a ele. O netbeans cria tudo pra vc, mas eh sempre bom saber sobre liesteners.

veja: http://200.17.137.109:8081/novobsi/Members/george/disciplinas/programacao/Tratamento%20de%20Eventos%20em%20Java%20usando%20Swing.pdf

t+ e boa sorte.

o que exatamente tu quer fazer?
quanto mais detalhes mais facil fica pra ajudar.

É que no jCombobox pode montar uma lista de opções, que muita gente gosta usar pra selecionar cidades ou estados. No meu caso, tem uma lesta de tipos de produtos, na qual cada tipo tem um valor para ser cobrado.Por exemplo: eu escolho TV LED, que vai ter um valor de 300,00 em cima do valor dela. Quero que ao selecionar o tipo de produto ele me traga uma base de calculo que ainda vou montar. Como são valores ja definidos, quero utilizar o SWITCH no meu metodo que ainda será criado. Preciso saber como chamar o metodo atraves do item selecionado(estou utilizando o netbeans).

no netbeans, clique com o botão direito em cima do combobobox e vai em métodos>action performed
ai nesse método que ele vai criar tu faz assim:

Aí é só voce fazer o calculo, por ex. se vc estiver armazenando o preço dos itens no banco de dados na mesma tabela do item, vamos supor que sua tabela seja “produtos” ai tu manda uma sql tipo assim:

ai voce vai obter o preço do item selecionado e pode fazer o calculo que quiser com ele. isso vai acontecer toda vez que você selecionar um item no combobox.

Porém, se vc NÃO estiver buscando esses dados no banco, ai dentro desse action performed vc faz algo assim:

int preco=200.0, preconovo; if(nomeDoSeuComboBox.getSelectedItem().toString().equals("TV LED"){ preconovo=preco+500.0; }else if(nomeDoSeuComboBox.getSelectedItem().toString().equals("Rádio 200W"){ preconovo=preco+250.5; }

Aí só adapta pra usar o switch case, eu fiz com if mas a déia é a mesma.

soh para concluir, o que o mateus disse…Nao concatene Strings, use PreparedStatement.

veja:

//concatenando
"select preco from produtos where produto='"+obtetoSelecionado+"'";  

//usando PreparedStatement
"select preco from produtos where produto = ?";  

T+ e boa sorte.