Estou construindo uma aplicação Desktop (client-server) e estou sentindo a seguinte dificuldade, todas as vezes que escolho um item no combobox preenchido, por exemplo de clientes, eu tenho que pegar a descrição, ir novamente até a tabela de cliente para pegar a chave dele para que se possa gravar em outra tabela.
A dúvida é, quando estou montando o combobox, adicionando item-a-item, não existem um lugar onde eu possa “esconder/adicionar” também a chave (PK) da tabela de clientes para não ter que ir toda vez no banco novamente?
importjava.awt.*;importjava.awt.event.*;importjavax.swing.*;publicclassTesteComboBoxextendsJPanel{JComboBoxcombo;publicTesteComboBox(){Usuario[]arrayFamilia=newUsuario[4];arrayFamilia[0]=newUsuario(12,"Allan ");arrayFamilia[1]=newUsuario(32,"Amanda");arrayFamilia[2]=newUsuario(15,"Fernanda");arrayFamilia[3]=newUsuario(53,"Elisabete");combo=newJComboBox(arrayFamilia);combo.setSelectedIndex(0);combo.addActionListener(newActionListener(){publicvoidactionPerformed(ActionEvente){Usuariouser=(Usuario)combo.getSelectedItem();JOptionPane.showMessageDialog(null,"Nome Usuário"+user.nmUsuario+"\n Id Usuario:"+user.idUser);}});setLayout(newBorderLayout());add(combo,BorderLayout.NORTH);setBorder(BorderFactory.createEmptyBorder(20,20,20,20));}publicstaticvoidmain(Strings[]){JFrameframe=newJFrame("Teste de Combo");frame.addWindowListener(newWindowAdapter(){publicvoidwindowClosing(WindowEvente){System.exit(0);}});frame.setContentPane(newTesteComboBox());frame.pack();frame.setVisible(true);}}classUsuario{intidUser;StringnmUsuario;publicUsuario(intidUser,StringnmUsuario){this.idUser=idUser;this.nmUsuario=nmUsuario;}publicStringtoString(){returnthis.nmUsuario;}}