JComboBox sem item selecionado

2 respostas
J

Olá pessoal…
Em minha interface, ofereco alguns JComboBox para o usuário escolher entre alguns valores recuperados do BD. Ocorre que esses valores são todos objetos de um certo tipo. Ou seja, para manipular esses valores, eu sempre recupero o item selecionado do JComboBox como um objeto deste tipo específico. Ocorre que o usuário pode não estar interessado em fornecer alguns dos dados. Neste sentido, eu teria que oferecer uma opção vazia no JComboBox. E esta opção seria a primeira a aparecer (selecionada por default). Eu queria ver se há uma maneira de fazer isso, sem alterar a maneira como capturo os objetos selecionados e sem tratar exceções de casting…

Criar um objeto vazio?

Existem outras opções?

2 Respostas

erico_kl

você poderia dar um addItem(“Nenhum”) antes de recuperar os valores do banco… assim ele ficaria como default… e na hora de buscar o valor tu poderia testar pela index (que neste caso sempre seria 0) ou pela própria descrição do ítem (“Nenhum”)

J

Bah, é verdade…Solução simples e eficaz. Fico pensando como é que não tinha pensado nisso antes. Depois que tu disseste, me pareceu óbvio. :oops:

Valeu!

Criado 4 de junho de 2010
Ultima resposta 7 de jun. de 2010
Respostas 2
Participantes 2