Jdbc + Driver + MySQL

3 respostas
A

Pessoal, vou ser um pouco extenso para tentar explicar com detalhe o que me acontece:
Para começar ja percebi que muitas pessoas tem o mesmo problema.
Eu trabalho com IDE Eclipse, e meu banco é MySQL, até aqui tudo beleza. Dentro do eclipse meu programinha roda blz, agora fora do eclipse não roda. Como assim vou la agora, dentro do eclipse tem um jeito de acrecentar uma externals Jar´s, certo… eu acrecentei e trabalha perfeito o driver, o Eclipse tem uma opção para exportar meu projeto, ali eu exporto como JAR , ele cria o Manifest e tudo, pelo que eu procurei na internet para fazer funcionar un driver jdbc precisa-se de copiar o driver dentro de jdk1.5.0\jre\lib\ext … certo? o driver ja foi colocado ali, e meu programinha continuo sem fazer a conexao com banco, me mostra o seguinte erro, ate decorei o erro

e tampouco resolvi meu problema, antigamente eu tinha o seguinte driver

entao o que acontece eu continuei lendo aqui no forum e encontrei algunas pessoas com os mesmos problemas que eu, pensando que fosse o driver baixe uma outra versão que seria a :

apagei o antigo e colei o novo na pasta jdk1.5.0\jre\lib\ext e nada tampouco, então decidi tambem mexer no CLASSPATH que o meu ficou assim…

Nome da variavel CLASSPATH Valor da variavel .;JAVA_HOME;C:\jdk1.5.0\jre\lib\ext\mysql-connector-java-3.0.16-ga\mysql-connector-java-3.0.16-ga-bin.jar

Por ter algumas dividas sobre este aspeito decidi declarar este driver nas seguintes variaveis tambem

Nome da variavel JAVA_HOME valor da variavel C:\jdk1.5.0;C:\jdk1.5.0\jre\lib\ext\mysql-connector-java-3.0.16-ga\mysql-connector-java-3.0.16-ga-bin.jar

este processo quando meu driver era o antiga tambem foi feito e nada. entao mas detalhes, eu baixei o driver da internet e o descompactei dentro da pasta C:\jdk1.5.0;C:\jdk1.5.0\jre\lib\ext\ certo… ficando então e mesmo caminho declarado nas variaveis de ambente.

minha classe em java esta perfeita, o problema no esta ali, esta em que eu não sei como configurar ou onde colocar o driver para que ele trabalhe fora do eclipse. Ja eu dexei este problema explicado antes, mas não tão detalhado, então e isso ae galera…

Agradeço a ajuda, tomara que alguem me possa orientar o encontrar meu erro.

3 Respostas

D

Alioth, vc soh precisa adicionar o jar ao classpath antes de compilar/rodar a sua aplicação:

SET CLASSPATH = .;c:\pasta_do_driver\mysql-connector-java-3.0.16-ga-bin.jar
A

Ja fiz o que você me indicou e nada… o que fiz foi o seguinte desconpactei o driver, ele cria uma pasta com seu mesmo nome e outra chamada META-INF, dentro da pasta chamada \mysql-connector-java-3.0.16-ga\ esta o driver e outras pastas, chamadas \com\ outra chamada \doc\ outra \org\ e assim varia dentro da pasta com tem outra que se chama mysql e dentro desta tem outra chamada jdbc que dentro tem muitos arquivos, um deles chamado Driver… e esse o arquivo que eu tenho que setar no CLASSPATH? Outra coisa eu não estou criando o JAR por fora, estou criando o cara pelo Ecipse, mas acho que esso não tenha nada a ver…ou tem?

dem uma oleada a ver se todo minha configuração esta correta… aqui va a onde esta meu driver e minha nova configuração do CLASSPATH

ficaria assim

C-\DMySQL \META-INF\MANIFEST.MF
C-\DMySQL \mysql-co…\com\mysql\jdbc\ Driver.class
C-\DMySQL \mysql-co…\com\mysql\jdbc\ Driver.java
C-\DMySQL \mysql-co…\com\mysql\jdbc\ Buffer.class
C-\DMySQL \mysql-co…\com\mysql\jdbc\ Buffer.java
C-\DMySQL \mysql-co…\com\mysql\jdbc\ etc etc.java
C-\DMySQL \mysql-co…\com\mysql\jdbc\ etc etc.class
C-\DMySQL \mysql-co…\doc\sources\placeholder.txt
C-\DMySQL \mysql-co…\mas pastas
C-\DMySQL \mysql-co…\mysql-connector-java 3.0.16-ga-bin.jar
C-\DMySQL \mysql-co…\EXCEPTIONS-CONNECTOR-J
C-\DMySQL \mysql-co…\etc etc etc

meu CLASSPATH ta assim

E esso ae galera estou apanhando mesmo com este lance do driver… o unico que me falta por fazer e criar eu mesmo o Jar, mas duvido que seja esse o problema.

Valeu galera…

A

Cara,

dentro do contexto que vc esta fica dificil saber qual é o erro, aqui no meu serviço nos usamos a ferramenta ant, onde temos um arquivo xml de build, esse arquivo faz o nosso deploy e gera o war! É como se vc salvasse tudo isso que vc fez em um arquivo xml e ele fissese tudo altomatizado para vc!! Quando vc arrumar esse erro procure usar o ant para fazer isso pra vc!

Criado 19 de abril de 2005
Ultima resposta 20 de abr. de 2005
Respostas 3
Participantes 3