Olá, gostaria de saber se é possível utilizar o JDBC com o java me? E se for possível como que faço para utilizá-lo?
t+
JDBC em j2me
10 Respostas
Rafaelzulin,
Sou novo no mundo java mais creio que e possivel sim.
Mais uma coisa, vc deverá definir primeiro qual o banco de dados utilizar e abaixar o driver de conexão JDBC no site do fornecedor do Bando de Dados.
Entendi que seja assim seu funcionamento, caso esteja errado… pesso desculpas.
Boa Sorte
Certo, isso eu já consegui fazer… Eu vou utilizar o postgresql e já baixei lá no site do postegre o JDBC.
Mas o que eu queria mesmo saber é como que eu faço para poder utiliza-lo no meu programa??
t+
na verdade nem sempre… Se vc usa CLDC como configuration não poderá usar JDBC, somente RMS. No caso de aparelhos com configuração CDC vc pode.
A sim, agora entendi.
Olha eu tbm to comçando a usar o postgresql hoje, abaixei agora pouco.
Bem o procedimenmto que estou seguindo e colocar o JDBC que baixei no projeto, na lib dele, o restante ainda to configurando… assim que tver uma resposta positiva eu posto aqui para vc vlw!
Abraços!!
Bom, na verdade eu estou utilizando CLDC sim. Tenho um sistema de orçamentos utilizando palms. Atualmente, eu estou utilizando conexão http para buscar arquivos xml gerados pelo sistema desktop para importar dados, como clientes, usuários, produtos entre outros. Assim, estou utilizando rms para guardar essas informações no palm. Quando os orçamentos são gerados eles são gravados em um arquivo txt (em sql) num diretório do palm, para mais tarde ser feita a exportação para o sistema principal. E nessa parte de exportação que eu gostaria de usar o jdbc. Em vez de exportar um txt para que o programa desktop faça as importações dos dados posteriormente, gostaria de fazer o exportação diretamente para o banco de dados. É possível utilizar JDBC para fazer isso num sistema CLDC?
Enfim, é isso… Não sei se fui claro o suficiente. Se não entenderem alguma coisa podem perguntar.
t+
Bom como o Tecnoage mencionou anteriormente caso voce esteja programando para celular não será possivel utilizar jdbc, mesmo porque nao existe banco de dados para celulares, o que voce pode fazer é criar um web service e este sim possuira o JDBC.
Entendi!! Mas não funcionaria mesmo o banco de dados ficando em um computador remoto?
Então se o banco ficar em um computador remoto, qual seria o tipo de comunicação que voce iria estabelecer com ele? O celular so faz conexão via http, bluetooth ou wi-fi (caso seja um celular de ultima geração), ou seja voce teria que ter algum sistema para intermediar a comunicação entre o celular e o banco de dados 
ok… obrigado pela ajuda 
t+
Cara, existe uma grande alternativa que é o floggy, ele é um framework que simula a persistência de dados, e é muito bom pra quem tá migrando do J2EE pra o J2ME, mas vc fica preso, por vários fatores: - Pouca memória do dispositivo, mas é uma boa alternativa.
Agora se vc quer usar um banco como o oracle ou outro qualquer, uma alternativa rápida e eficiente seria o uso de webservice.
Existe uma outra alternativa que é meio idéia de maluco, mas pode funcionar, que é o uso do bluetooth, mas isso demanda além do programa em J2ME, uma aplicação J2EE que receba os dados por bluetooth no pc e os mande para o banco desejado.
Ve o que tu acha melhor.
Intézis.