Jdbc / oracle

4 respostas
L

Olá,

Estou começando a trabalhar com Java, e gostaria de utilizar JDBC para acessar o banco Oracle.

Já baixei o JDBC só que não consegui instalar. Preciso do J2EE rodando na minha máquina para trabalhar com JDBC?

O que preciso para trabalhar com JDBC e Oracle, se alguem puder me dizer quais os arquivos necessários e como configurá-los eu agradeço.

[]s

Luciano C. dos Reis

4 Respostas

F

Olá,

vc só precisar instalar o driver JDBC da Oracle. Vc encontra ele na seção de downloads /Banco de dados ou na

<A HREF="http://www.portaljava.com/home/modules.php?name=Downloads&d_op=viewdownload&cid=5" TARGET="_blank">Lista de drivers da Sun.

Depois é necessário setar o caminho do driver na variável de ambiente CLASSPATH, do seu sistema operacional. Vc encontrar bastante sorbe isto fazendo uma busca aqui no forum.

L

Olá Franklin,

Como mensionei anteriormente, estou começando a estudar Java e minha principal dificuldade esta relacionada ao ambiente de desenvolvimento. Eu já baixei e descompactei os arquivos:

- jdbcconnector-1_0-ea.zip (JDBC certo?) e

- ora8178b.exe (Driver JDBC da Oracle)

Qual deve ser a localização dos arquivos descompactados e como devo configurar a CLASSPATH para conseguir fazer um acesso ao meu banco de dados.

Estou usando:

- j2re-1_4_1_02-windows-i586-i.exe

- j2sdk-1_4_1_02-windows-i586.exe

- j2sdkee-1_4-beta-windows.exe

Obrigado,

Luciano C. dos Reis

F
Quote:

Como mensionei anteriormente, estou começando a estudar Java e minha principal dificuldade esta relacionada ao ambiente de desenvolvimento. Eu já baixei e descompactei os arquivos:

Neste caso um bom ponto para começar, é baixar uma boa IDE. O Eclipse é uma boa pedida.

Quote:

- jdbcconnector-1_0-ea.zip (JDBC certo?) e

- ora8178b.exe (Driver JDBC da Oracle)

Não. A menos que a oracle tenho mudado drásticamente a forma de distribuir seus driver :slight_smile:

Geralmente ele se chama classes12.jar ou .zip

Tenta baixa deste link:

http://otn.oracle.com/software/tech/java/sqlj_jdbc/content.html

Quote:

Qual deve ser a localização dos arquivos descompactados e como devo configurar a CLASSPATH para conseguir fazer um acesso ao meu banco de dados.

O driver pode ficar em qualquer lugar. VC vai ter que apontar para este "lugar" na variável de ambiente CLASSPATH. Faz uma busca no fórum q tem bastante material ensinando a usar.

Se vc usar uma IDE, fica mais fácil ainda de usar.

Quote:

Estou usando:

- j2re-1_4_1_02-windows-i586-i.exe

- j2sdk-1_4_1_02-windows-i586.exe

- j2sdkee-1_4-beta-windows.exe

Pra trabalhar com JDBC. vc só precisava do 2º. Mas, não faz mal ter os outros instalados.

Atenciosamente

Franklin Samir

www.portaljava.com

[ Esta mensagem foi editada por: Franklin em 27-03-2003 16:42 ]
L

Obrigado Franklin,

Vou baixar o IDE e tentar achar outro Driver da Oracle.

[]s

Luciano

Criado 26 de março de 2003
Ultima resposta 27 de mar. de 2003
Respostas 4
Participantes 2