JDBC - received exception java.net.SocketTimeoutException:

Ola pessoal, to com problemas numa app que utiliza o SQL server, esta me aparecendo a seguinte menssagem com frequencia:

The conncetion to the localhost, named instance sql has failed. Error: "java.net.SocketTimeoutException:Received time out".Verify the server and instance names check that no firewall is blocking UDP traffic to port 1434, and for SQL server 2005 or later verify that the SQL Server Browser service is running on the host. 

alguma luz ? minhas conexões são JDBC pergunto: existe possibilidade se eu aumentar o buffersize para uma latencia maior de esse tipo de erro parar ?

A mensagem de erro esta bem intuitiva… tah dando um time out na conexão com o banco, verifica se tu setou tudo correto… se quiser posta o codigo ai pra gente tb…

Abs…

[quote=leoduval]A mensagem de erro esta bem intuitiva… tah dando um time out na conexão com o banco, verifica se tu setou tudo correto… se quiser posta o codigo ai pra gente tb…

Abs…[/quote]

o código é jdbc normal e esta certo, pois varias conexões são aceitas, quero dizer que dos muitos usuarios que acessam o sistema alguns toman esse erro, por isso perguntei se tem algo como buffersizer que eu possa aumentar o limite da latência para evitar problemas de rede, acredito que isso possa estar ocorrendo quando o usuario conecta no sistema e faz um processo pesado e no meio do processo eu tenho threads rodando recebendo arquivos da internet e ao mesmo tempo isso sendo gravado no sql server, então se a conexão do cliente estiver com problemas esse processo sera interrompido, causando assim esse erro, o tomcat e o sql server estão na mesma rede, testei a comunicação com os 2 e não possui perda de dados, mas não fujindo da minha dúvida pergunto: tem como eu aumentar o tempo da conexão caso haja perda de pacotes na rede do cara, para não falhar a comunicação com o banco ?

Tem como aumentar o timeout da conexão do banco, mas não sei se é por ai o caminho…

ninguem ???

[quote=aix]Ola pessoal, to com problemas numa app que utiliza o SQL server, esta me aparecendo a seguinte menssagem com frequencia:

The conncetion to the localhost, named instance sql has failed. Error: "java.net.SocketTimeoutException:Received time out".Verify the server and instance names check that no firewall is blocking UDP traffic to port 1434, and for SQL server 2005 or later verify that the SQL Server Browser service is running on the host. 

alguma luz ? minhas conexões são JDBC pergunto: existe possibilidade se eu aumentar o buffersize para uma latencia maior de esse tipo de erro parar ?[/quote]

só para deixar registrado, eu estava mantendo conexão abertas em alguns casos ex: logs da própria aplicação, então o erro foi usar BEGIN TRANSACTION, ficando assim a transação dona da tabela até o commit acontecer, por isso quando outras pessoas usavam o sistema dava o erro descrito acima, vou deixar o autocomit que é o default do sql server, sinceramente esperava mais desse banco como tudo vindo da microsoft, abraços e vlw a todos.