Jdbc

5 respostas
S

Olá pessoal, quando tenho um objeto Connection com uma conexão aberta, no momento que se fecha a conexão, todos os ResultSet’s e Statement’s serão fechados automaticamente ou não?

Agradeço desde já :wink:

[]'s

Obs.: Alguém tem alguma classe de Conexão? Se sim, pode postar o código p/ análise? Passei por alguns problemas da minha aplicação ficar com várias conexões penduradas no banco de dados :frowning:

5 Respostas

thiago.correa

Sim, você só deve fechar a sua connection quando você tiver certeza que não irá precisar dos dados da sua consulta.

Quando aos problemas de várias conexões com o seu B.D. isso é falta de close nas suas connections, ou seja, falha do programador!

S
Quando aos problemas de várias conexões com o seu B.D. isso é falta de close nas suas connections, ou seja, falha do programador!

Pois é, quando vim pra empresa onde trabalho hoje, me dei de conta dessas conexões abertas, e a classe de conexão era usada em todo código, pois tinha sido desenvolvida por um programador que trabalhou há algum tempo aqui, essas conexões nunca eram fechadas, aí estourava o número máximo de usuários conectados no postgresql, e se tivessem muitos usuários usando o sistema, não conseguiam fazer nada, pois as conexões estavam excedidas, que viagem.

Uma outra pergunta, posso fazer várias consultas usando uma mesma conexão? Por ex., abro a conexão, e crio vários resultset’s, efetuo consultas e fecho os mesmos, por final, fecho a conexão, é normal isso?

[]'s

ze_kiefa

Não há problemas que você utilize a mesma conexão para várias consultas ou operações (inserts, updates, deletes, etc) no banco. Geralmente é recomendado que você faça isso. Depois do uso da conexão, basta (e deve) fechá-la.
Em relação a uma classe de conexão, verifique uma implementação de pool connection da Protomatter (http://protomatter.sourceforge.net/) e dê uma olhada na seção JDBC. Muito interessante.

OK?

S
verifique uma implementação de pool connection da Protomatter (http://protomatter.sourceforge.net/) e dê uma olhada na seção JDBC. Muito interessante.

Valeu pelas dicas pessoal, obrigado.

Irei olhar com certeza o link passado.

Abraços a todos :wink:

Eduardo_Bregaida

spyrogyra:
Olá pessoal, quando tenho um objeto Connection com uma conexão aberta, no momento que se fecha a conexão, todos os ResultSet’s e Statement’s serão fechados automaticamente ou não?

[]'s

Obs.: Alguém tem alguma classe de Conexão? Se sim, pode postar o código p/ análise? Passei por alguns problemas da minha aplicação ficar com várias conexões penduradas no banco de dados :-(

Olá, vc só fecha a conexão qdo tem certeza, porem, tome cuidado pra nao fechar uma conexao e matar o banco antes do devido, o importante de fechar as conexões é que assim vc evita “estouros” e o banco cair…

Criado 12 de maio de 2006
Ultima resposta 12 de mai. de 2006
Respostas 5
Participantes 4