Jdbc

Vamos lá no meu banco tem uma tabela que é órgão emissor que possui os seguintes atributos:

cnpj: Varchar
nome: Varchar
endereço_id: Int
observação: este atributi endereço_id é uma pk da tabela Endereco, pq no meu banco existem vários objetos que possuem endereço.

Na aplicação em java ficaria assim:

String cnpj
String nome
Endereco endereco

Ou assim:

String cnpj
String nome
int endereco_id

se a sua variavel for texto use String

se for numerico que vai efetuar operações use Integer

coloque o mesmo que vc colocou no BANCO para nao ter problemas de compatibilidade

Obrigada Júnior!
Ela não fará operações é só para identificar o endereço de Orgão_Emissor.
Outra dúvida que eu queria saber é se na aplicação ficaria declarada assim a variável: Endereco endereco ou int endereco_id???

eu tentaria algo assim

String cnpj
String nome
Endereco endereco

nesse caso o DAO vai recuperar o orgão emissor e vai encontrar um endereço associado (via JOIN pra fazer no mesmo select por exemplo) e construir os objetos apropriados, tudo feliz e contente

1 curtida

endereco nao é um tipo de variavel

os tipos mais comuns são:

String (texto)
Integer (numero)
long (numero)

assim como no banco de dados na programação usa os mesmos tipos

pelo menos nunca vi uma variavel do tipo endereco :slight_smile:

1 curtida

Ola peczeny muito obrigada!
Aproveitando:
Estou com dificuldades dos atributos da classe Orgao emissor não possuir nenhum tipo inteiro, isso vai dificultar na hora em que eu implementar os CRUD?/ Ficará fácil remover ou procurar algo sem uma “id” por exemplo no banco??

Sim sim, mas no diagrama de classe antes de fazer a aplicação não ficaria assim não:
String nome
String cnpj
int endereco_id

???
Grata pela atenção e perdão mas é que sou um embriãozinho ainda em programação…rsrrs

Nada impede de criar um tipo Endereço, uma classe que contem numero, logradouro, etc

1 curtida

Ok, muito obrigada!!

Cara… coloca um Orgão emissor id como primary key vai :slight_smile:

agora tem que ver como as pessoas vao usar isso. se elas colocam um texto que simboliza o orgão emisso ( tipo SSP ) e vc tem um atributo nome, ou seja la o que for, minha sugestão:

cria uma constraint no banco para este atributo ser unico. ai vc pode fazer busca pelo texto de forma eficiente.

1 curtida

Eu estava pensando nisso e é isso que irei fazer meu caro,
Valeu pela atenção!