Como fazer uma tela de consulta, de preferência genérica.
Sou iniciante e utilizo o netbeans
Opa, para implementar uma janela de consulta recomendo jDialog, porem ao utiliza-los vc n tem acesso a janela anterior até que seja fechado.
Para abrir uma outra janela é bastante simples:
-
No seu projeto crie uma janela principal na sua app do tipo jFrame (este é seu menu)
-
Agora adicione uma janela do tipo JDialog (Esta sera a janela de consulta)
-
De uma olhada de como ficou a construção:
-
No Menu principal adicione um botão qualquer, e de dois cliques para entrar no código fonte, e digite:
private void jButton1ActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) { // TODO add your handling code here: Consulta consulta = new Consulta(null,true); // esta é a instanciação, nela vc esta chamando a classe. consulta.setVisible(true); // este metodo abre a janela }
Duvidas pode perguntar, estarei a disposição.
Meu problema é esse.
Criar um formulário que retorne o código e a descrição da consulta.
Tenho conhecimento em outras linguagens, mas OO é diferente do código estruturado.
entendi, eu implementaria da seguinte forma:
Definiria um valor de entrada que especificava que tipo de consulta estou querendo fazer, assim um IF será responsável por separar o tipo de construção (pois querendo ou não, o sistema precisa fazer consulta com o banco e trazer resultados diferentes)
Eu criaria get e seters na janela de consulta que seriam responsáveis por levar o valor a janela Pai
Eu instanciaria a classe filho no botão e faria um get depois do setVisible, isso fara que ao fechar a janela filho, o pai de um get e pegue o valor setado.
importante citar que eu trabalho tratando as entidades como um Objeto, isso permite transferir dados de um local para outro com mais facilidade
Vou disponibilizar a app que montei, que faz isso para vc, use ela para entender o código, duvidas entre em contato via skype (clemerson medeiros)
Exemplo.rar (46.6 KB)