Ganhei o Windows Vista x64 da universidade… E então ao instalar o Java 6 nele, ao digitar “java” ou “javac” ou qualquer outra coisa relacionada à JDK ele da aquele famoso erro como se não existisse o programa… Já configurei todas as variáveis de ambiente e mesmo assim não resolve, alguem sabe o procedimento para instalação do java no windows vista se é diferente?
O arquivo que eu baixei foi esse:
Windows x64 Platform - Java™ SE Development Kit 6
Windows x64 executable jdk-6-windows-amd64.exe
Você ainda não deve ter configurado corretamente as variáveis de ambiente. Eu sou muito teimoso e costumo escrever um arquivo “batch” que seta essas variáveis para mim, em vez de confiar muito no Windows.
fabiozoroastro
Tomhaz, vc jah verificou se dentro da pasta %java_home%/bin/
Tem o arquivo java.exe e o javac.exe???
ThomasCouto
fabiozoroastro:
Thomas, vc jah verificou se dentro da pasta %java_home%/bin/
Tem o arquivo java.exe e o javac.exe???
eheh sim claro fui lá averiguar
O vista está meio confudo por 1 motivo:
no painel de controle os nomes das pastas são em português, no caso Arquivos de programa, mas lá no prompt do dos, ele chama a pasta de program files… talvez eu tenha errado isso, acho que tenho que usar ‘‘program files’’…
Quando chegar em casa vou verificar isso tudo e falo pra voces se deu!
Valeu, abraços
T
thingol
Explicaram que agora o Vista mudou os nomes dos diretórios.
Para simplificar a vida do programador, os diretórios de programas são sempre “\Program Files”. Mesmo que o Windows seja em japonês ( )
Assim como os diretórios dos usuários começam agora sempre por “\Users”, não aquela frescura de “\Documents and Settings”.
Mas no Windows Explorer aparece o nome “localizado” do diretório. Se você fosse usar o Windows em Português de Portugal iria aparecer “C:\Programas”.
(Acho que eles se inspiraram no Unix e no MacOSX - no MacOSX, por exemplo, os diretórios são sempre “/Applications” e “/Users”. , e no Unix os diretórios de usuários são sempre “/usr” ou “/home”. )
Napalm
ThomasCouto:
Ganhei o Windows Vista x64 da universidade… E então ao instalar o Java 6 nele, ao digitar “java” ou “javac” ou qualquer outra coisa relacionada à JDK ele da aquele famoso erro como se não existisse o programa… Já configurei todas as variáveis de ambiente e mesmo assim não resolve, alguem sabe o procedimento para instalação do java no windows vista se é diferente?
O arquivo que eu baixei foi esse:
Windows x64 Platform - Java™ SE Development Kit 6
Windows x64 executable jdk-6-windows-amd64.exe
Olá Thomas.
Você já conseguiu resolver esse problema?
Estou com a mesma dificuldade e nnão consigo compilar nada no Windows Vista.
Obrigado.
_
_dude
Ai galera,
Acho que isso é um bug do java 64 com o vista.
Também tive o mesmo problema com meu Vista x64. Que inclusive, na instalação do netbeans ele não detectava a JDK instalada.
Porém ao instalar a JDK x32, tudo funcionou normalmente, o netbeans detecta a JDK, etc. Bom, relembro q mesmo na x32 ele nao ajustou o classpath sozinho, mas fazendo isto tudo funciona normal.
Outro detalhe é q na versão x64 ele não tinha o Derby ou alguns adicionais de DB lá q nao me recordo,
então recomendo q instale a jdk x32 mesmo e a x64 fica pra mais pra frente… :s
Abraço
guh008
Galera então estou com o mesmo problema não consigo
compilar nada no eclipse ja reconfigurei ja fiz tudo nos classpath e talz
quando digito java ou javac eles estão rodando mais quando eu coloco
pra compilar pra dar a saida no console do eclipse ele me retorna a seguinte
where options include:
-client to select the “client” VM
-server to select the “server” VM
-hotspot is a synonym for the “client” VM [deprecated]
The default VM is client.
Ninguem conseguiu resolver este problema?
Aqui configurei o classpath, a variavel de ambiente Java_home, se eu digito java e javac no prompt funciona normal, o netbenas 6.5 tb tah funcionando sem problemas, agora o meu ireport não funciona, quando tento abrir diz que precisa da versao java 1.5 ou superior.
root_
Cara… é o seguinte… vá na pasta onde está instalado o netbeans/etc
Abra o arquivo netbeans.conf
edite a linha referente a netbeans_jdkhome definindo o local da sua jdk 64Bits, por exemplo, no meu caso: