JDO vs JPA

2 respostas
aleqi200

Um tópico recente no blog da Red Hat http://in.relation.to/Bloggers/ConspiracyTheorists está gerando uma discussão tremenda em torno da velha briga JPA X JDO, este ultimo é usado no google app engine, para quem não lembra. Enquanto o primeiro como todos sabem chegou a sua versão 2 em proposal e logo estará disponível no JAVA EE 6.

2 Respostas

ciczan

Eu usei o basico do JDO pra fazer um sisteminha no Google App Engine, e achei a produtividade bem semelhante ao do JPA.

É aquele esquema: vc anota as classes que quer persistir, tem uma classe estilo PersistenceManager, transações, etc…

Para ter uma opinião melhor teria que comparar as features mais avançadas. Vale tb lembrar que no Google App Engine não faz sentido usar @table, @column, etc.

aleqi200

O que eu estou achando estranho é postura dos desenvolvedores do JDO e da Red Hat / Jboss brigando por uma causa sem fim. Quem é padrão é JPA, sem dúvidas, mas JDO continua firme e forte, eu também achei bem parecido os conceitos.
Eu acho que tudo é questão de experiência e decisão de arquitetura.
Veja os comentários que mostram a briga:

So funny how arrogant and blind you guys are. Masturbatory self-satisfaction rocks. Will you publish the user feedback received today at the JPA user group about these wonderful type-safe query APIs?

Neste trecho, provavelmente fruto de alguém do JDO vemos como o nível da discussão esta baixo.
Acho que não precisava ressucitar essa discussão. JPA não utilizou o JDO, isso ainda dói para eles, mas eles tem que aceitar.

Criado 29 de maio de 2009
Ultima resposta 29 de mai. de 2009
Respostas 2
Participantes 2