Temos um framework de conexão ao legado (plataforma alta - Cobol CICS) muito bom e que funciona perfeitamente. Quatro grandes clientes utilizam este framework. Porem, um novo cliente solicitou algumas mudanças. Uma delas é a utilização do JEE 5, já que ele não tem infra de Java até o momento e não queria partir para uma solução ultrapassada, como 1.3 ou 1.4… corretissima a solicitação.
Iniciamos uma série de mudanças no framework, usando e abusando de Generics e Annotations, porem, quando me questionaram qual foi a mudança substancial na parte de Servlet, eu não soube responder…
Alguem pode me ajudar?!?
O que mudou no Servlet da versão 1.3 para a 5?!?
A mudança que eu perguntei é se algo SUBSTANCIAL mudou na especificação, ou seja, tirando algumas correções, o que mudou na especificação com a chegada das novas features do Java 5? Por exemplo, porque não podemos utilizar anotações para fazer o mapeamento do(s) servlet(s)? Imagine um @Mapping na classe que vc colocou no web.xml? Ou até mesmo um @Servlet antes da classe, sem entrada da mesma no web.xml?!?
Respondendo ao Luca, claro que antes de postar eu procurei saber… Comparando as duas documentações, nada foi alterado, a não ser Javadoc e modelos de tratamento de exceção no métopdo service…
Alterações como a Injeção de Dependencia pela anotação @Resource, o @WebService, a especificação do EJB3 e outras coisas relacionadas não interferem no Servlet… Queria saber se existem alterações no Servlet, para saber se a parte do framework para a parte controller do MVC terá alteração…
Até onde eu sei a especificação de servlets não fala nada de EJBs e muito menos de frameworks MVCs.
[]s
Luca[/quote]
Vc se confundiu, Luca.
As mudanças tão anunciadas para o JEE5, como as anotações para ID, EJB3, etc. não interferem na especificação do Servlet. Que servlet não tem nada a ver com EJB é óbvio, né!!!
E o que eu disse sobre framework MVC é o MEU framework que será migrado para JEE5, entendeu?!?
Eu tenho um framework, estou migrando para JEE5 a pedido de um cliente e queria saber se a parte de servlet sofreu alguma alteração substancial que necessite alteração, sacou?!?
Olha até onde eu sei, infelizmente não é mta coisa, as mudanças foram poucas; nada efetivamente substancial;
Porém teremos grandes modificações nas próxima especificação, que deverá vir com o JEE 6, como por exemplo o uso de anotações em substituição ao DD, que passará a ser opcional.
Tava procurando aqui uma apresentação do java one 2007 que falava sobre isso, mas não achei agora.
Todo caso, olha a espec de Servlets 2.5 e 2.4… como o luca falou ali;