JEE 6 OCEJPAD - Certificação JPA - Relato

Olá,

faz um tempinho que passei nessa certificação mas vou deixar aqui o relato para ajudar os que querem prestar essa certificação:

Em geral, gostei da certificação. Apesar de ter coisas teóricas, cai muitas situações do dia-a-dia, muitas questões práticas. Aprendi muito estudando para prestá-la.

A prova não é fácil, passei com 73%, o exigido é 61%. Alguns colegas do Javaranch tiveram mais ou menos esse mesmo score (70 - 80).
Tem muitas questões que você fica na dúvida entre uma alternativa e outra. Caiu muitas questões sobre alguns tópicos avançados do JPA, então se você for prestar, estude muito:

• Locks, principalmente pessimistc.
  • Embedable Class e override de atributos e associações das mesmas.
  • Caching
  • Mapeamento complexo de Coleções. Caiu muita questão de mapeamento complexo do tipo Map.
  • Caiu umas 7 questões sobre Criteria. Como API de Criteria do JPA 2 é verbosa, vai-se muito tempo lendo códigos. Dessas 7 questões, umas 4-5 envolvia JOINS.
  • Estude Transações, atributo de transação, e como a API EntityManager se comporta nessas transações, como propagação e utilização correta dos métodos em CMT ou BMT.
  • Questões sobre JPQL são mais fáceis, voce precisa saber bastante sobre JOINs.

Recomendo ler o Livro PRO JPA 2, o melhor livro sobre o assunto atualmente. Eu li os capítulos mais importante pelo menos duas vezes. Li também partes da Especificação, para certificação, isso é muito importante.

O tempo de 130 minutos é suficientíssimo.

Qualquer dúvida poste aqui para compartilharmos com a comunidade.

Abraço.

lucasmurata,

Obrigado por postar aqui sua experiência e parabéns pela conquista.

Estou estudando para a prova de EJB 3.1 agora. A de JPA 2 virá na sequência…

Abraço

em tempo… parabens.

usou algum simulado? conhece algum pra essa certificação?

Parabéns aí cara. Muito bom o score.

A minha deve sair em março! 8)

Eu me preparei por 1 mês e meio corridão, mas tinha uns 3 anos de experiencia com Hibernate, isso ajudou bastante.

Tempinho atrás só tinha esse simulado: http://www.epractizelabs.com/certification/sun/oce-jpa-exam-6.html -> Ele é muito ruim, há erros nas questões e nao ajuda muito na prova, não compre.

Agora tem o da Enthuware (http://enthuware.com/index.php/mock-exams/oracle-certified-expert/java-persistence-api-oce-jpa), na minha opinião, os melhores simulados de todas as certificação Java são deles. Apenas $19,90. Se voce estudar pela especificação e prestar bastante simulado da enthuware com certeza voce consegue um score acima de 80-85.

Abraço.

Os simulados da “Enthuware” valem cada centavo pago.

Cara, parabens pela sua conquista!

Quero tirar a certificação Web até agora em março no maximo, e depois vou de cabeça nessa do JPA!

A unica coisa que me assusta é a API de Criteria, muito enrolada nessa versão do JPA! O livro que voce citou tem uma explicação bacana sobre esse tópico em específico?Só o Javadoc dessas interfaces já me assusta :lol:

Obrigado, e parabens novamente.

[quote=alias]Cara, parabens pela sua conquista!

Quero tirar a certificação Web até agora em março no maximo, e depois vou de cabeça nessa do JPA!

A unica coisa que me assusta é a API de Criteria, muito enrolada nessa versão do JPA! O livro que voce citou tem uma explicação bacana sobre esse tópico em específico?Só o Javadoc dessas interfaces já me assusta :lol:

Obrigado, e parabens novamente.[/quote]

Realmente a API é bem verbosa, inclusive criei alguns tópicos aqui no GUJ para discutir isso.

Quando comecei com criteria, eu tambem me assustei e não entrava na cabeça.
Mas depois fui percebendo que não é complexo, só é bem feio. Mas há algumas “vantagens” como forte tipagem, principalmente envolvendo metamodels. Há alternativas como QueryDSL e a API Criteria do Hibernate que são mais bonitos. Hoje estou utilizando Criteria do JPA nos meus projetos e não estou tendo nenhum problema. É ótimo para queries dinâmicos.

Melhor forma de aprender e dominar Criteria do JPA é simplesmente praticando. Voce vai ver que não é dificil.

Valeu, meu velho :wink:

Primeiramente parabéns. :slight_smile:

Comecei a estudar pra essa prova recentemente. Estou lendo a especificação.
Você tem algum material bom pra indicar? De preferência em português.
E se tem você encontrou algum material mais reduzido com os tópicos abordados na prova, tipo um resumo ou um guia de consulta rápida?
Quando terminar a especificação, vou comprar o simulado da enthuare. :slight_smile:

[]s

Dai Lucas

Vc fez a prova beta?
Vc poderia apresentar isso no proximo evento tb ou no proximo…

Parabéns Lucas!
Esse assunto JPA e Hibernate é o que mais tem me interessado atualmente, melhorar a performance nessa parte dos sistemas é muito legal e interessante. Obrigado pelas dicas de livro e simulado. Vou procurar mais a respeito e parar de enrolar rsrs

[quote=FernandoFranzini]Dai Lucas

Vc fez a prova beta?
Vc poderia apresentar isso no proximo evento tb ou no proximo…[/quote]

Opa Fernando, blz? Desculpa a demora, acabei perdendo o tópico de vista.

A Prova não é beta. É a oficial mesmo. Tive que ir em Maringa fazer pois nao é mais a Prometric, mas foi tranquilo de achar o centro la.

Seria interessante para os evento sim, vamos combinar.

Abraco.

[quote=calel]Parabéns Lucas!
Esse assunto JPA e Hibernate é o que mais tem me interessado atualmente, melhorar a performance nessa parte dos sistemas é muito legal e interessante. Obrigado pelas dicas de livro e simulado. Vou procurar mais a respeito e parar de enrolar rsrs[/quote]

Boa parte de gargalo dos sistemas se encontram nessa “camada”, no JPA e Hibernate tem recursos interessante de otimizacao de performance como Cache, um tópico que cai na prova e é útil no dia a dia, vale a pena estudar sim.

Abraco.

[quote=malokas]Primeiramente parabéns. :slight_smile:

Comecei a estudar pra essa prova recentemente. Estou lendo a especificação.
Você tem algum material bom pra indicar? De preferência em português.
E se tem você encontrou algum material mais reduzido com os tópicos abordados na prova, tipo um resumo ou um guia de consulta rápida?
Quando terminar a especificação, vou comprar o simulado da enthuare. :slight_smile:

[]s[/quote]

O material mais adequado é o Pro JPA 2 mesmo, atualmente tem poucos livros sobre o assunto. Quanto ao material em portugues eu nao recomendo. A prova é inglês.
Na época nao achei material de “resumo ou um guia de consulta rapida” como voce disse. Melhor fonte teorica é esse livro e a especificacao.

A prática conta muito (Hibernate/JPA), pois cai questoes de Mapeamento, Criteria, Caching, Relacionamentos, etc, situacoes que enfrentamos no dia a dia.

Qualquer dúvida, poste ai.

Abraco.

Fala ai Lucas!!! Como vc é o “cara” certificado em JPA, por favor comente essa thread aqui - http://www.guj.com.br/java/266287-estrategia-de-mapeamento-de-relacionamentos-manytoone-etc-dentro-da-classe-chave-pk
Abraços…

Pessoal,
Mais um material que pode ser usado como recurso para se preparar para a prova de certificação ORACLE CERTIFIED EXPERT JEE 6 JPA é seguinte app android:
https://play.google.com/store/apps/details?id=org.jpaexam
Ela é básicamente um quiz de perguntas e respostas baseado na especificação JSR 317: Java Persistence API, versão 2.0 Release final.
Este app pode ser usado como recurso no aprendizado da JSR, mas também para quem estiver se preparando para a certificação, tanto no período inicial (para avaliar o desafio), quanto numa faze mais avançada (como um simulado pré-prova).