cara, eu sou estagiário em desenvolvimento em JEE a quase 1 ano e eu faço tudo na mao! tudo na unha!
no inicio é assim, seu chefe te da uma aplicaçao simples pra voce fazer… algo que um java pleno faria em 4 ou 5 dias e voce leva quase 2 semanas e meia pra fazer.
po, blz, tem umas classes aqui, alguns JSPs ali e tudo legal.
ai o nivel começa a subir, seu chefe começa a te dar umas coisas mais complicadas por que ele ve que voce ja ta adquiirndo experiencia , so que chega um ponto (o que eu estou) que a sistema fica grande, o sistema começa a ter tantas JSPs que voce começa a separá-los em pastas dentro da aplicaçao na tentativa de deixar tudo organizado.
ai voce se lembra daquele livro “use a cabeça! padroes de projetos” onde ele falava “desenvolver para implementaçoes”, no inicio voce começa fazendo umas interfaces mas depois voce meio que relaxa e passa a instanciar diretamente as classes concretas; dai voce se lembra tambem de fazer a menor quantidade de servlets possivel, entao seu sistema fica apenas com duas servlets e trocentas JSPs , e no final voce nao sabe qual JSP se comunica com qual servlet ai voce tem que ir no WEB.xlm e ficar fazendo anotaçoes no codigo dai quando voce ve voce ta num labirinto com 2 servlets, 8 DAOs, 10 VOs,2 interfaces praticamente inuteis e umas 15 JSPs divididas em umas 3 ou 4 pastas!!!
“oh droga! onde estao os malditos frameworks para me ajudar?” – voce pensa …