JEE sem framework!

9 respostas
P

estou tão acostumado a desenvolver JEE usando framework que confesso não saber se é possível desenvolver uma aplicação web ‘de verdade’ sem usar framework algum… é?

sendo possível, é ‘praticável’ ou é mesmo tão ‘impraticável’, a ponto de requerer mesmo algum(ns) framework(s) para agilizar/organizar as coisas?

alguém conhece algum ‘case’ de aplicação web ‘de sucesso’ em que nenhum framework foi usado no desenvolvimento??

9 Respostas

LPJava

antes de struts, jsf, hibernate como vc acha que as app existiam? PEgue o livro servlet & jsp da kathy que la vc ver de fato como tudo era feito antes de uma forma bem trabalhosa, mas funcionava, problema era na manutencao ou se o sistema virasse um BAM no mercado ai que entrava os problemas.
Mas, é obvio que tem como desenvolver, porem esqueça suas queridas ferias.

hodrigohamalho

Já tentei manter uma página pessoal usando nenhum framework. É trabalhoso, gera mto código logo a manutenção começa a ficar onerosa.

Porém a experiência foi boa e aconselho, tem que se aprender o caminho arduo primeiro pra depois pegar os atalhos.

P

já imaginava que seria assim… (quase) tudo na vida tem uma ‘razão de ser’… ninguém ‘inventaria’ um framework ‘à toa’! :shock:

de qualquer forma, obrigado pelas respostas, que ‘confirmaram’ o que já imaginava. :wink:

Victor_Neves

cara, eu sou estagiário em desenvolvimento em JEE a quase 1 ano e eu faço tudo na mao! tudo na unha!

no inicio é assim, seu chefe te da uma aplicaçao simples pra voce fazer… algo que um java pleno faria em 4 ou 5 dias e voce leva quase 2 semanas e meia pra fazer.
po, blz, tem umas classes aqui, alguns JSPs ali e tudo legal.

ai o nivel começa a subir, seu chefe começa a te dar umas coisas mais complicadas por que ele ve que voce ja ta adquiirndo experiencia , so que chega um ponto (o que eu estou) que a sistema fica grande, o sistema começa a ter tantas JSPs que voce começa a separá-los em pastas dentro da aplicaçao na tentativa de deixar tudo organizado.
ai voce se lembra daquele livro “use a cabeça! padroes de projetos” onde ele falava “desenvolver para implementaçoes”, no inicio voce começa fazendo umas interfaces mas depois voce meio que relaxa e passa a instanciar diretamente as classes concretas; dai voce se lembra tambem de fazer a menor quantidade de servlets possivel, entao seu sistema fica apenas com duas servlets e trocentas JSPs , e no final voce nao sabe qual JSP se comunica com qual servlet ai voce tem que ir no WEB.xlm e ficar fazendo anotaçoes no codigo dai quando voce ve voce ta num labirinto com 2 servlets, 8 DAOs, 10 VOs,2 interfaces praticamente inuteis e umas 15 JSPs divididas em umas 3 ou 4 pastas!!!

“oh droga! onde estao os malditos frameworks para me ajudar?” – voce pensa …

peczenyj

Sim, é possivel desenvolver 100% j2ee puro porem vou escrever muito mais codigo do que eu preciso. Vou precisar saber como funciona os doGet, doPost, trabalhar com Session, Filters, etc. É muita coisa se comparado a, por exemplo, um vRaptor da vida.

Sem falar que vc precisa acessar o banco de dados. Vai um hibernate ai? Ou, pelo menos, pode fazer assim:

http://guj.com.br/article.show.logic?id=115

Boa sorte.

tinorberto

tem sim, da para desenvolver usando jsp. muito trabalhoso.

Rafael_Marques1

bom, a título de estudo, eu sou a favor de ficar reinventando a roda!! struts é legal? faça o seu! hahahaha

P

acredite se quiser, mas acabo de saber de ‘fonte segura’ que uma das maiores empresas do brasil tem projetos jee sem framework! :shock:

LPJava

creio nisso sim, os projetos mais antigos(e poe antigo nisso), pois iniciar um projeto jee agora sem framework, eh um tiro no pé. Lembre-se tempo é dinheiro. Nem todo ser valoriza o tempo, mas a empresa sim, o que ela puder fazer dentro de 8 horas com qualidade e mais rapido ela vai fazer.

Criado 3 de abril de 2010
Ultima resposta 23 de mai. de 2010
Respostas 9
Participantes 7