wdwebsite:
Acabei de fazer novos teste e identifiquei o seguinte.
Não gera nem uma exerção e também nem um tipo de erro.
Se eu tentar alterar o campo jformated ele funciona normalmente altera sem problema algum.
Só que se eu apago o campo, e mudo de campo ele automaticamente ele coloca o valor que eu apaguei no jformated.
Eu estou usando persistência usei o mestre detalhe, e não tem nem um código de foco instalado nele.
Não da nem um tipo de erro apenas não ta aceitando valores nulos depois que o campo e preenchido uma primeira vez, mas se ele ja esta nullo e não for mexido funciona normalmente.
Se não me engano, ao apagar o texto o valor não é nulo mas branco e, certamente deve estar utilizando um formatador de data associado ao JFormattedTextField. Nesse caso, ele só aceita valores válidos para a máscara (uma data). Tente, por um evento (crie um botão temporário) e defina o valuee para null e veja se apaga:
Se funcionar, significa que terá que adaptar algo em seu código para permitir valores em branco para o campo em específico (como não permitir estar em branco).
Já tive o mesmo tipo de necessidade e, um formatador simples não foi viável, tendo que utilizar FormatterFactory, aguardando String e formatando através dos formatadores/Documents (não lembro bem como foi que fiz, mas direto não funcionava)