JFormattedTextField com NetBeans, AbstractFormatterFactory?

Salve galera…

Estou usando o netbeans para construir minhas app, tenho um campo chamado “codigo” nesse campo só deveria valer tipo “int”. Pesquisei e achei o JFormattedTextField, e testei varias mascaras nele mas das 2 uma, ou eu não sei como isso funciona ou isso realmente não funciona…kkk ! Quando o meu form é renderizado eu entro no campo e digito “abcde”, ele apaga quando eu saio do campo, o q da a entender que realmente não esta aceitando strings, porem eu ja queria q ele de cara num aceitasse digitar strings…

Dando uma pesquisada mais a fundo, encontrei uma maneira de fazer isso no codigo, no initComponents() mas eu não queria ficar fazendo isso manual, então quero saber de vcs se realmente essa opção do Netbeans funciona ou não, se alguem aqui ja usou diretamente setando a mascara que quer diretamente na propriedade formatterFactory do JFormattedTextField.

obrigado.

A máscara apenas é aplicada quando o componente perde/ganha o foco, ou caso pressione ENTER, ou seja, após o usuário já ter digitado.

Sendo assim, você pode tratar isso tratando eventos de teclado, mais especificamente o KeyTyped. No seu tratamento, informe:

if( !Character.isDigit( evt.getKeyChar() ) )
    evt.setKeyChar( KeyEvent.CHAR_UNDEFINED );