Acredito que muitos aqui ja ouviram falar desse projeto. Bom demoro um pouco, mas a primeira RC ta saindo.
Para quem quizer acompanhar o projeto segue o que meu amigo Kuesley postou.
“Kuesley”:
Senhores, o projeto JForms está prestes a sair da
incubadora e ser lançado para toda a comunidade. Para interagir com os
usuários JForms implantamos nosso fórum que pode ser acessado
através do link http://www.jforms.org ou http://jforms.sourceforge.net/forum/
Para o crescimento deste projeto esperamos a contribuição de toda a
comunidade java que “apanha” ou “apanhou” no desenvolvimento de
aplicações utilizando Swing, e assim virarmos esta página que
com certeza já foi vista por todo desenvolvedor.
Parabéns pelo projeto !!! Realmente muito útil e interessante.
Se eu tivesse o JForms quando desenvolvi o Lohis, teria ajudado bastante!
V
vinipitta
Talvez eu não tenha procurado direito mas eu não achei em lugar algum uma descrição mais detalhada de o que é o projeto.
F
fabio.patricio
Olá,
Desculpa, realmente eu retirei o site do ar para colocar o forum. É que estamos terminando um site novo.
Vou ver se coloco a descricao dele em um post no forum mesmo, eu aviso aqui quando fizer isso. :lol:
]['s
F
fabio.patricio
Olá,
Desculpa, realmente eu retirei o site do ar para colocar o forum. É que estamos terminando um site novo.
Vou ver se coloco a descricao dele em um post no forum mesmo, eu aviso aqui quando fizer isso. :lol:
]['s
Bom, respondendo já que os tutoriais só virão no lancamento da RC1.
O JForms tem como meta ser um framework MVC para desenvolvimento com Swing.
Mas o que ele terá para cumprir essa meta.
Primeiro - Uma lista de componentes pre-prontos, NumberField, DateField, DecimalField. Alguns componentes que nao encontramos no Swing ou se existem é de forma primitiva tendo o desenvolvedor que concluir ele, exemplos JFInspector.
Segundo - Um controller generico para as aplicacoes.
Os passos para desenvolver com ele seriam mais ou menos assim (bem resumidos )
Criar o Domaim Model da aplicacao, criar as Actions e criar as janelas. Feito isso, e seguindo algumas regras de config do JForms, o transporte dos dados para action e da action para a view sao feitos automaticamente, o controle dos dados na view também e mais algumas coisas.
Esperamos lançar a RC1 dia 15/01, ai liberaremos um tutorial e um exemplo explicando o funcionamento.
Obs.: Para quem ja usa ou usou o WebWork, o desenvolvimento com o JForms será muito semelhante. Sendo que na view será Swing e terá algumas particularidades que esse tipo de sistema tem.
]['s
Rubem_Azenha
justo o que precisavamos!
vou dar uma boa olhada!
urubatan
gostei do projeto
vou dar uma olhada
brlima
Mto bom Fabio!!!
Isso vai melhorar mto o desenvolvimento swing
Uebbbaaa…!
_fs
Parabéns cara
Vocês utilizaram o XWork?
Lucas_Teixeira
nops (:
Controller totalmente implementado pelo fábio, ao menos era… (:
F
fabio.patricio
LIPE:
Parabéns cara
Vocês utilizaram o XWork?
Vlw Lipe…
Cara essa é a grande pergunta.
Essa primeira versão nós não utilizamos não o XWork. Na realidade eu iniciei o projeto ja a algum tempo, pra quem
lembra com o nome de JDBase (arg nome feio :P), e ja tinha a idéia de usar config em xml como o XWork faz.
Quando acabei conhecendo o WW e consequentemente o XWork o projeto já tinha algo codificado, entao tocamos
adiante sem alterar nada.
Mesmo assim nós estamos amadurecendo a idéia de fazer essa mudanca, até pq estamos tentando deixar as actions o
mais parecido com o WW possivel, entao o XWork seria o caminho mais correto acredito. Alguns detalhes do Swing pedem
alguns recursos particulares, principalmente a quantidade de action que temos em um sistema deste tipo frente a um
sistema web, isso ta levando a um estudo mais detalhado pra nao fazermos besteira.
Mesmo nao usando o XWork, tenho certeza que fazer um sistema usando o JForms e depois migrar ele para
web (ou vice-versa) será bem simples. Já fiz um testes deste com uma unica tela e o trabalho que tive foram três:
Criar a pagina JSP
Acertar as configuracoes do xml para as actions do WW.
Alterar o import nas actions para pegar a ActionSuporte do Xwork (sim estamos usando o mesmo nome pra action pra
facilitar).
Isso está de forma bem simplificada ainda, até pq o JForms está bem simples também, muito recursos nao estavam ou
nao estao ainda presentes.
Alguns recursos/componentes que eu acho muito legais.
JFInspector (requer Java 5)
Atraves de um bean e algumas anotacoes neste bean a classe JFInspector monta advinhem o que, claro um inspector de
forma automatica. Esse componente deve ta uns 70% pronto, mas estamos segurando um pouco só sai na RC2 acredito.
O relacionamento na view se baseando no relacionamento dos Bens.
Por exemplo, temos um bean NotaFiscal e ele é relacionado 1 -> * com ItemNotaFiscal, a parte do relacionamento na
view é controlada pelo relacionamento dos beans. Mas como assim? Bom, se o usuario navega da nota 1 pra nota 2 os
itens sao atualizados junto levando em conta o relacionamento dos beans. Obvio a action precisa ter o metodo get
para o bean da nota e o bean da nota o get para os itens.
O controle automatico da navegacao dos registros na view. Se eu fiz um cadastro de usuario sem usar Table, e
quero que seja mostrado varios “registros” na UI pro usuario a classe ViewController fica monitorando a UI, guarda
as alteracoes que o usuario esta fazendo em memoria, controla o resgistro que esta sendo visualizado pelo usuario,
se ele navega para o proximo ele verifica os relacionamentos dela, assim no final quando o usuario resolve acionar
uma action do sistema, por exemplo para salvar esses “dados” que estavam todos em memoria sao enviados para a
action. La nao tenho nem idéia o que vai ser feito, mas os “dados” chegam la pra serem trabalhados.
Pra terminar, se alguem se interessou e resolver dar uma olhada no código que esta no Java Net, nao estranhem se mudar
bastante depois, principalmente as classes de controle. Eu tenho uma certo habito no programar,
primeiro fazer tudo (ou quase tudo) funcionar, agora, faz uns 10 dias, estou só refatorando o projeto,
aplicando alguns patterns que achei necessário, por isso o que vai ser lancado vai estar um pouco diferente do que
tem hoje lá.
]['s
T
tetegalvao
Queria saber em que terminou o JForm… tava querendo fazer uma coisa parecida :lol: para o meu TCC. Onde encontrar informação sobre o JForm ???
Vlw, Obrigado