pqnao usar, da outra vez que eu coloquei aqui ainda nao tinha terminado o hibernate, eu deixei de lado talz, por falta de tempo
dai agora, entao, eu volto a falar nisso, a que paes anda o hibernate, e porque nao usa o jforum invez do php ??
eu andei comparando os 2, pelo pj e pelo guj (ambos com avatares e assinaturas no guj ) e notei que mesmo em intenet discada a diferença de carregamento entre os 2 eh bem diferente, o jforum carrega bem mais rapido que o phpbb 
eu vi tambem um projeto de um novo modulo para os colunistas, porque entao ja que vai precisar mudar um pouco, ja nao reconstitui a parte do forum do portal, acredito que muitos ainda usam o guj por causa da agilidade
(nao eh nem quesito de competir … mas)
outro fato que está sendo pouco utilizado no forum, eh a questao do aspectJ, segundo fontes seguras, acho que essa moda vai pegar, vai demorar um pouco mas vai pegar, afinal, facilita muito a nossa vida 
nao precisar declarar nem jogar mais excessoes todas as vezes que elas acontecem = sonho de consumo de qualquer projeto com mais de 4 classes 
eh isso ai soh to tentando lembrar voces do jforum, as vezes com a impolgaçao dessa nova parte do forum tenha passado desapercebido 
obrigado pela atençao