JFrame ativar desativar ismodal

7 respostas
hvivox

Fiz uma tela cadastro funcionário em um Jframe, nesta tela há um botão chamado consultar que chama a tela Consultar Funcionário. Quero que somente a tela Consultar Funcionário fique ativa ao ser chamada, e a tela consulta funcionario fique desativada. Segundo pesquisas o recomendado para esse caso é utili JDialog mas acredito que o JFrame também faz isso!

a tela que fica embaixo tem que ser ativada somente quando a tela que está acima for fechada

pesso sua colaboração para esse caso!!!

7 Respostas

TangZero

Talvez isso te ajude.

http://java.sun.com/developer/JDCTechTips/2001/tt1220.html

hvivox

quase isso obrigado! Mesmo assim gostaria de mais sugestões dos colegas do gui

T

O que é mais simples é trocar a declaração da sua classe de “ConsultarFuncionario extends JFrame” por “extends JDialog”.

hvivox

Otimo! que bom que vc tocou no assunto! Para que serve então o JFrame se o JDialog faz o trabalho dele, ou seja, eu tenho um determinado componente com JFrame que serve para elaborar telas por que devo utilizar o JDialog. Ou melhor por que não acabar com o JFrame se eu posso utilizar o JDialog.
Espero que vc e os outros colegas do forum tenham entendido minha colacação! Não estou ironizando realmente tenho dúvidas sobre o assunto! Obrigado pela colaboração

T

O JFrame normalmente é feito para a tela principal de sua aplicação. Por isso ele pode conter, por exemplo, um JMenuBar (barra do menu), ou outras coisas.
Os JDialogs são usados para serem chamados, por exemplo, por um menu ou botão de sua aplicação.
Se o JDialog é modal ou não depende da sua aplicação; normalmente são, mas às vezes é necessário ter um JDialog não modal.

T

O que eu costumo dizer é que “quando você só tem um martelo, tudo se parece com pregos”.
Não aprenda só uma coisa (JFrame = martelo); aprenda todas elas (JDialog = chave de fenda etc) e aprenda a usá-las no lugar correto. Não é preciso reinventar a roda, porque ela provavelmente já está pronta. É questão de aprender a usar.

hvivox

Beleza parceiro! Vc conconda comigo que detalhes como esse vc não aprende em sala de aula, vc só aprende com experiencia e persistencia! Esse é o objetivo do forum tirar duvidas e ensinar de certa forma a utilizar as boas práticas do java, não é!

Parceiro muito obrigado! Mesmo assim agradeço se vc ou outras pessoas me passarem mais dicas sobre como utilizar o JDialog para ativar e destivar telas da melhor forma, certo!

Criado 3 de junho de 2008
Ultima resposta 3 de jun. de 2008
Respostas 7
Participantes 3