JFrame com JModal (Resolvido)

Pessoa, estou utilizando um Jframe que abre um JModal, porem está ocorrendo o seguinte comando:

Configuracoes configuracoes = new Configuracoes();
        configuracoes.setModal(true);
        configuracoes.setVisible(true);

porem quando este abre, o mesmo não me permite editar nada!

agora se eu abrir direto sem passar pelo JFrame o programa abre normalmente sem problema algum

estou usando netBeans

alguém saberia de me dizer o que pode estar acontecendo?

Posta o código do JFrame.

Sua modal também está sem definir o JFrame como parent.

Outra coisa, abra tópicos de interface gráfica no fórum de interface gráfica. Estou movendo esse tópico para lá

“Sua modal também está sem definir o JFrame como parente”

como assim?

eu exclui e inclui de novo e resolveu meu problema, mas gostaria de entender a parte de cima para n ficar com duvida

No construtor do JDialog, um dos parâmetros é a janela que está abrindo o JDialog:
http://docs.oracle.com/javase/6/docs/api/javax/swing/JDialog.html#JDialog(java.awt.Frame)

No lugar do seu construtor vazio, você deveria criar um construtor assim na sua janela de configurações:

public Configuracoes(JFrame pai) { super(pai); //Resto do seu construtor aqui }

E então, ao criar a janela de configurações, passe o link para o frame que está abrindo o dialog, normalmente, this:

Ou, se estiver num método de botão, SuaJanela.this:

//Onde SuaJanela é o nome da janela que está abrindo a janela Configuracoes Configuracoes configuracoes = new Configuracoes(SuaJanela.this);

Observe que a necessidade de passar o pai em JDialogs existe em todas as janelas modais, inclusive o JOptionPane. É o que o primeiro parâmetro do JOptionPane significa. E quando o JDialog sabe quem é seu pai, evita comportamentos esquisitos como o que você está tendo.

Obrigado pelas informações;

removendo e adicionando resolveu o meu problema, mas vou fazer conforme sua orientação para evitar futuros problemas, rs

Obrigado