JFRAME - Definir algo parecido com Template

5 respostas
peerless

Olá, bom dia!

Eu estava pensando aqui em uma forma de reduzir meu trabalho, e cheguei a uma idéia, porém, não sei se é possível, por isso estou aqui compartilhando e pedindo alguns conselhos:

Em toda tela que faço, por padrão, ela deve conter um painel como cabeçalho, e um jtoolbar como rodapé (é, toolbar como rodapé, sim!) e também um outro panel sendo bevel centralizado…

Teria como, cada vez que eu criasse um novo Jframe, ele ja viesse com estes objetos definidos na interface ?
Como?

Obg!

5 Respostas

emmanuel.silva

Que tal você fazer isso em um “JFrame Abstrato”, ou seja criar um jframe com o panel e toolbar que voce precise, e ao invés das suas telas extenderem JFrame, extender, esse “JFrame Abstrato” que ja teriam todos esses componentes.

peerless

Brother, em primeiro lugar, obrigado por ter respondido…

Até funciona assim, porém… como eu utilizo o NetBeans… qndo eu extendo… o Editor visual não traz o que está herdando pra mim, só aparecendo quando eu compilo…

tem alguma idéia ?

:S

abção

emmanuel.silva

Eu tb utilizo o netbeans,
Você pode fazer o seguinte:

Tools -&gt Template Manager -&gt Java GUI Forms -&gt selecionar JFrame Form

e clique no botão la em baixo Open in Editor, feito isso vc pode alterar a herança de javax.swing.JFrame para o seu JFrame Abstrato, ai todos os jframes que vc cria ja estarão com o seu padrão.

E assim vc pode fazer com qualquer componente.

Acho que é isso que você precisa.

peerless

Bom, antes deu ler essa tua resposta (que foi o que fiz PRATICAMENTE, rs)

eu fui lá no gerenciador de templates, e alterei o template do JFrame, sem abstract de nada…

bom, é o que eu quero a principio… (apesar deu estar sentindo que corrompi a classe em termos, rsrs)

em fim, valeu parceiro,

abração

R

Olhe neste links, eles ensinam a fazer herança de componentes visuais no NetBeans:

http://wiki.netbeans.org/wiki/view/FaqFormExtendingForms
http://wiki.netbeans.org/wiki/view/FaqFormCustomContainerBean

Criado 9 de março de 2007
Ultima resposta 9 de mar. de 2007
Respostas 5
Participantes 3