Dúvida de novato:
Criei um JFrame (Swing) e, ao adicionar uma textarea ela toma conta de todo o Jframe. Como faço para que essa text area fique do tamanho e na posição que eu quero?
Valeu!
Dúvida de novato:
Criei um JFrame (Swing) e, ao adicionar uma textarea ela toma conta de todo o Jframe. Como faço para que essa text area fique do tamanho e na posição que eu quero?
Valeu!
Oi,
Você tem duas opções:
1ª: Utiliza um dos últimos modos de layout (desculpe mas esqueci o nome, se não for o penúltimo é o último, :evil:) que você trabalha manipulando as imagens com o mouse.
2ª: Modifica no código mesmo.
OBS: Apesar da 1ª ser bem mais fácil e prática, utilizar esse modo de layout as vezes pode dar uma dor de cabeça. 
[]s
Concordo com o Reifel,
para vc colocar os componentes no JFrame e definir o tamanho e a posição livremente é necessario definir o layout como null…
Mas acho que não é possivel modificar diretamente o código do componente gerado pelo próprio NetBeans ou é??? Tenho essa duvida…
Um abraço
Até mais
A ideia no NetBeans, é trabalhar com o NullLayout para posicionamento e tamanho dos componentes na tela, e em seguida, modificar para GridBagLayout, que e o gerenciador mais recomendado (e que tem maiores opções de customização).
Quanto ao Netbeans permitir a modificação via código, nunca conseguir fazer, mas dá para mudar quase tudo via propriedades (de tamanho a posição na tela…)
Realmente o NetBeans trava algumas partes do código e desconheço maneira de conseguir alterar (nunca tentei afundo isso).
Isso mesmo!! Tinha esquecido que era null! 
A idéia é você gerar todo o código de tela no NetBeans e usar outro editor (pode até ser o NotePad) para mudar os códigos que ele deixa travado.
Abraços!
Ae pessoal, valeu pelas dicas… já deu pra clarear um pouco mais as ideias. Mas como que vocês criam as telas? Na mão ou desenhando no net beans? 
Use na propriedade do objeto o “pre-initialize” e o “post-initialize”.
O Netbeans “trava” o código a fim de evitar que o programador altere alguma propriedade de um determidado objeto para garantir a integridade do código.
Usar o NullLayout não é uma boa prática. É aconselhavel usar sempre um gerenciador de Layout para garantir que os seus objetos estarão sempre no mesmo lugar, independentemente do SO utilizado. (experimente usar seu aplicativo num MAC ou Linux). Além do mais, se você utilizar o NullLayout, vai ter que botar o jar dele no seu classpath para a aplicação funcionar.
Eu contumo fazer no Netbeans.
No netbeans tem tambem no AbsoluteLayout…