JFrame, tecla pressionada

[color=blue]

Eu tenho um JFrame, e não vai ter nenhum lugar para o usuario digitar, porém eu quero guardar cada tecla (letra) que ele digitar. Como posso fazer isso? Tipo, eu verifico a tecla pressionada e faço o codigo…o usuario não precisa apertar ENTER, tão logo é pressionada a tecla, o codigo é feito. Se puder colocar um trecho de código de como pegar a tecla pressionada, seria bom.
Em C, eu uso char c = getch(); Assim eu pegaria esse “c” e faria a verificação…

É que vou fazer um joguinho assim: com as letras “A B E S R A”, o usuario vai formar palavras…com essas dá para formar “ABA”, “SABER”, “SER”…eu já programei um pouco em java, mas sou mais acostumado com C, porém em Java esse jogo vai ficar melhor, pois no JFrame terá: [ ] [ ] [ ] [ ] [ ] (5 espaços em branco ou 5 caixas onde assim que o usuario apertar um letra, ela aparecerá lá; e abaixo desses espaços, terá as letras que ele pode usar…mto dificil?

[/color]

usa o metodo KeyReleased ou Keypressed do seu Jframe

dai vc faz as comparacoes q quiser,:

private void campocelularcadastroKeyReleased(java.awt.event.KeyEvent evt) // clilca com o botao direito no jframe e seleciona "eventos" e depois Key, dai insere em Keypressed se codigo
        int key = evt.getKeyCode();

/// aki vc compara com o codigo ou com o que vc desejar

}

[color=blue]

eu uso o eclipse…no meu JFrame tenho que colocar implements oq? ou não precisa?

int key = evt.getKeyCode();

na variavel key vou ter a tecla pressionada, certo? mas como vou saber qual? em C era só ver a tabela ANSII…

[/color]

Use o método evt.getKeyChar().

Ou então, se vc quiser saber em relação ao tecla, não ao caracter, use:

evt.getKeyCode() == KeyEvent.VK_A

Aí não há distinção entre maiúsculas e minúsculas.

O Java usa o padrão unicode.

[color=blue]

hum…
então eu faço
char c = evt.getKeyChar();

vlw…ajudou bastante.

Mais uma coisa: na parte que falei no post desse tópico sobre os [ ] [ ] [ ] [ ] [ ] (que quando o usuario pressionar uma tecla, essa tecla vai aparecer no primeiro lugar vazio); que tipo de estrutura posso usar ae? tipo, visualmente…pq quando o usário apertar ENTER, então eu vou pegar a string que estiver nesses espaços…tipo uma estrutura que é bom visual, mas que também dê pra trabalhar fácil nela…

[/color]

[color=blue]

tipo, teria que usar alguma coisa de gráfico 2D?
[/color]

Você pode usar a JTable.

Ótimos tutoriais para isso:
http://www.informit.com/articles/article.aspx?p=332278
http://www.informit.com/articles/article.aspx?p=333472

[color=blue]
hum…verdade…uma tabela é boa msm…vlw

[/color]

[quote=ViniGodoy]Use o método evt.getKeyChar().

Ou então, se vc quiser saber em relação ao tecla, não ao caracter, use:

evt.getKeyCode() == KeyEvent.VK_A

Aí não há distinção entre maiúsculas e minúsculas.

O Java usa o padrão unicode. [/quote]

===

E se quisesse de A-Z? Como faria? Ogb!!! -> tipo: evt.getKeyCode() == KeyEvent.VK_A-VK_Z :frowning:

evt.getKeyCode() >= KeyEvent.VK_A  && evt.getKeyCode() <= KeyEvent.VK_Z

Valew Vini!!! Como sempre, fazendo a diferença. Obg!!!