Olá amigo!
Grande dica! não conhecia direito esse componente e não sabia que tinha esse recurso.
Mas olha só, esse componente me traz o mesmo problema de utilizar um JInternalframe, mas com um desenvolvimento utilizando uma IDE.
O que estou querendo dizer é que, utilizando um JDialog, ou um Jinternalframe não tem como utilizar a parte gráfica de desenho da IDE, pois pra isso o componente tem que estar criado e vinculado a um JFrame.
A aplicação que estou desenvolvendo tem aproximadamente uns 15 cadastros, alguns deles com muitas informações, tem um com 40 informações. Então, não posso criar 15 JDialog vinculados a esse frame principal, e desenhar a parte gráfica deles a partir da IDE, pois teria que criar todos os componentes referentes a esses JDialog, pois isso traz dois problemas: O gerenciamento de variáveis, que como essas variáveis são do mesmo componente (JFrame) não podem ter o mesmo nome, dois botoes incluir por exemplo, e outro grande problema, a alocação de memória para a criação de variáveis, pois todas as variáveis referentes aos 15 cadastros seriam alocadas quando o JFrame rodasse.
Eu já fiz os JFrames referentes aos cadastros, e passei o dia hj pensando se o melhor seria fazer um frame principal, já com os jdialog criados, mas sem componentes, onde esse frame chamaria os jdialog, e quando fossem chamados criaria os componentes do jdialog. Dessa forma, soluciona os dois problemas mencionados, mas perde o desenho gráfico da IDE. Pelo que percebi, fazer a interface gráfica dinamicamente é um pé no saco!
Por esses dois problemas, que utilizei jframe. Mas qual a melhor solução pra mim?
Desculpe esse jornal que escrevi, mas só assim pra entender... Obrigado!