Estou fazendo um projetinho aqui… e estou com uma duvida…
tenho um JFrame, com um jPanel1 nele, e tenho um menu de botões nesse jPanel1, eu queria que… quando clicasse em um botão qualquer chamava um outro jPanel2 dentro do mesmo jPanel1, não chamar externamente mais sim dentro do jPanel1 mantendo o menu de botões… mais queria que esse jPanel1 viesse default e só mostrasse o jPanel2 dentro dele quando clicasse em algum botão… será que alguem poderia me ajudar ?
Boa noite…
Realize as configurações de Bounds para os componentes do seu JFrame normalmente, ou seja, você deve configurar tanto o JPanel1 quanto o JPanel2 semelhantemente, com o diferencial apenas de que a instância do JPanel2 esteja com o setVisible(false); para que ele fique escondido.
Então no botão que desejar adicione um ActionListener onde a ação exibe o JPanel2 chamando o setVisible(true);
Espero que ajude.
Qualquer dúvida posta ae.
InicianteJavaHenriqu
O que o Big E disse funciona.
Mas, dependendo do que você for fazer, será que vale a pena “esconder” JPanel :?:
:thumbup:
paulohms
Big E vlw ai… vou tentar aqui…
InicianteJavaHenrique, queria que quando clicasse no botão cliente, abrir o cadastro do cliente por exemplo na parte vazia em baixo… você não aconselha deixar o jPanel escondido ?
eu devo colocar setVisible(false) no scopo do jPanel2 ?
desculpa se minhas perguntas são meio tolas… mais é pq sou iniciante em java…
Eu, particularmente, usaria JTabbedPane, será muito mais fácil de manter. Imagina quantos JPanel você terá que ocultar e exibir a cada momento e cada um com suas tabelas e botões :?: Ficaria inviável.
paulohms
InicianteJavaHenrique se não for pedir muito você poderia me dar um exemplo ? de um botão puxando o JTabbedPane ?
InicianteJavaHenrique se não for pedir muito você poderia me dar um exemplo ? de um botão puxando o JTabbedPane ?
Obrigado.
É muito simples, em cada evento do JButton você defini um valor a uma variável, por exemplo: se clicar no JButton “Clientes” altera o valor da variável para 1 e chama o método setSelectedIndex(); do JTabbedPane e passa para ele o valor desta variável (neste caso 1), assim ele irá mudar para a guia 1, lembre os valores vão de -1 (nenhuma guia selecionada) até a quantidade de guias (começando pelo 0), note:
ViniGodoy
A diferença do JTabbedPane para o CardLayout é que o TabbedPane, como o nome diz, cria as tabs (abas, iguais as do Firefox) no topo da página.
O CardLayout não cria nada. Quando você troca de índice, ele simplesmente substitui os paineis que estão cadastrados nele.
Me parece ser mais adequado para o screenshot que você colocou.
paulohms
ViniGodoy, você pode me dar um exemplo do CardLayout ? eu devo montar ele como um panel ? e depois chamar no botão ? eu andei dando uma pesquisada e vi sobre o MDI mais também n entendi muito bem …
InicianteJavaHenrique, obrigado pela explicação vou tentar e posto qualquer duvida.
paulohms
Outra duvida, vocês me aconselha usar o próprio editor do netbeans ou usar algum framework para me ajudar ? qual a forma mais simples para iniciantes ? entender e desenvolver ?
Grato.
InicianteJavaHenriqu
paulohms:
Outra duvida, vocês me aconselha usar o próprio editor do netbeans ou usar algum framework para me ajudar ? qual a forma mais simples para iniciantes ? entender e desenvolver ?
Grato.
A maneira que eu citei pode ser facilmente implementada usando somente o NetBeans.