Jfreereport

Pessoal estou tentando instalar a jfreereport , mas não estou conseguindo encontrar um tutorial explicando a instalação. Já olhei o o tutorial que vem com a ferramenta, mas esse não explica satisfatoriamente. O READ-ME manda pegar as informações de instalação no site , mas no site existe um tutorial que tb não explica satisfatoriamente . Estou utilizando o eclipse. Alguem poderia me ajudar ??

Agradeço desde já !!!

Olá…

Eu tive certos problemas pra executar ele tb, mas fiz assim:

• Baixei o codigo aberto dele e suas bibliotecas;
  • Criei um projeto dele no netbeans e importei tudo pra la;

Dai foi so executar o arquivo e pronto, meu jfreereport tava funcionando… Mas como nao gostei dele, fui pro JasperReport. É igual ao freereport, só que melhor… hehehehe

Abraços…

Tem um bom manual pra download agora

http://www.object-refinery.com/jfreereport/jfreereport-0.8.3-US.pdf
http://www.object-refinery.com/jfreereport/jfreereport-0.8.3-A4.pdf

brlima, poderia me explicar mais detalhadamente , pois sou novo na linguagem java bem como na manipulação do NetBeans.

Valeu !!

brlima, já que vc utiliza JasperReport , vc poderia me dizer como instala- lo no Eclipse (ou NetBeans), vou aproveitar e testar ele tb.

Agradeço desde já

Ambos ( Jasper e JFree ): é so adicionar no classpath do projeto as libraries. Dai voce pode compilar as classes que chamam os relatorios.

Quando vc baxar o JFreeReport, descomapcta ele. Ele vai ter uma estruturas de diretorio assim ( assumindo a versao 0.8.2 ):

+ jfreereport-0.8.2 
  + ant
  + checkstyle
  + lib
  + 
esource
  + source
  - jfreereport-0.8.2.jar

Dai, vc tem que fazer o seguinte: No FileSystem do Netbeans, dá um mount em Local Directory e seleciona o diretorio “Source”.
Depois dá um mount em todos os arquivos do diretorio “Lib”.

Para executar o jfree dentro do netbeans, executa a classe “com.jrefinery.report.demo.JFreeReportDemo”, por la vc tem uma base de como montar seus relatorios.

brlima, fiz o que vc disse. Criei um diretorio em “Source” e adicionei todos os arquivos de “Lib” no projeto. Estou utilizando o eclipse , veja o que fiz :

1 - Relatorio (nome do projeto q está em Source)
2 - Dei um clique em Relatorio e escolhi a opção Import , depois importei todos os arquivos de “Lib”.

obs : Todos arquivos de Lib são do tipo *.jar. Estou utilizando a versao 0.8.4_7 do jfreereport

Desculpe o enchimento de saco !!!

Valeu !!

Cara, eu acho que vc deveria fazer isso: o subsdiretorio “source” , onte estao os fontes do JFreeReport voce daria um “Import > Import File System” e nas Libs, voce deveria ir em “Properties” do seu projeto e na opção “Java Build Path” clicar no botão “Add External Jar” para adicionar as bibliotecas utilizadas no JFreeReport.

E depois de tudo isso, deu certo ? Conseguiu ao menos rodar o demo ?

Cara , eu fiz tudo com vc falou : import um exemplo de " Source " , depois adicionei ao projeto (classpath) os arquivos .jar que estão dentro de lib. E continua dano erro , dizendo que não pode encontrar a biblioteca !!

Cara acho que descobrir o problema . O exemplo que é importado exige bibliotecas que não estão no Lib . E o Lib vem junto com os exemplos !!!

??? :?: :arrow: O conteudo do diretorio source eh o codigo fonte do jfreereport, e dentro do codigo fonte, existe alguns demos. :roll: … e nao vem nenhum lib com o exemplo… hehehe :smiley:

Valeu cara, deu certo !!!