Estou iniciando um projeto que será desktop por definição e bem grande.
Estou com dificuldade em decidir se usaremos a ferramenta Matisse do NetBeans para fazer as telas do sistema (apenas as telas, só arranjos, a camada view do MVP) ou se usamos os frameworks JGoodies Forms e Look.
Sei que o Matisse é muito rápido de fazer as coisas, mas tenho medo do código que ele gera ser um problema futuro. Isso pode acontecer num modelo MVP? Quanto ao JGoodies eu não conheço nada. É tudo no código? Qual a opinião de vocês? Qualquer outra dica referente a criação de telas será bem vinda.
Vou contar minha experiência. A princípio tentei usar o Matisse em um projeto e deixei um estagiário (não muito caprichoso, na verdade) para desenhar as telas.
No Netbeans 5.5., pelo menos, o editor do Matisse foi bom para desenhar um protótipo rápido, mas quando fomos tentar posicionar CORRETAMENTE os controles, acabamos tendo de alterar tudo para “Absolute Layout”.
Não sei se no NB 6.1 as coisas melhoraram…
Linkel
Heheh…
Fera, o problema é o código gerado???
Isso é uma vantagem, porque o código é muito bem estruturado…
Sinceramente, não gosto dessa pilha de frameworks que querem facilitar demais, porque cauterizam a mente da gente, na maioria das vezes…
Quanto ao Netbeans 5.5, o problema não é ele, é a prática com o Matisse…
Quando comecei, também passei raiva por não conseguir colocar as coisas exatamente como eu queria, como fazia no Delphi… Mas hoje, ainda utilizando o Netbeans 5.5, porque não gostei da versão 6 a ponto de aposentar meu 5.5, eu coloco tudo exatamente onde eu quero, mudo de lugar em tempo de execução, etc… Com a prática se percebe que é muito simples, se tornando muito útil…
Se vai fazer um grande projeto para desktop então utilize o Matisse e não vai se arrepender…
Estou concluindo um projeto médio com 62 tabelas de banco de dados e aproximadamente 70 telas (ainda não terminei todas) com o Netbeans 5.5 e logicamente Matisse… A interface está, modestia parte, perfeita, graças as facilidades e transparêcia do Matisse…
Um grande abraço.
aleck
O codigo do matisse é bem limpo e separado, não se preocupe. Use o jgoodies apenas se sua empresa não concordar em utilizar o netbeans.
O jgoodies é apenas um criador de layout( pode ser utilizado via plugins ou ferramentas externas (abelle forms), já o matisse é toda uma framework para construção de aplicativos desktop, muito mais completo, não dá realmente para comparar um com o outro.