Encontrei uma classe legal do Vini (http://www.guj.com.br/posts/list/15/56248.java#675161) que se trata de um painel que aceita uma imagem no construtor e aplica de fundo, redimensionando-a quando o painel muda de tamanho.
Eu precisava customizar um pouquinho (rsrsrsrs) e não sei por onde começar.
Como segue na imagem, preciso fazer com que esse painel tenha o layout do tipo border, sendo assim terei três paineis sobre ele. Acontece que o painel norte e sul sempre terão o mesmo tamanho, e a imagem de fundo precisa acompanhar esse raciocínio… a imagem pode aumentar horizontalmente sem restriçoes, mas verticalmente, só poderá redimensionar o meio, como segue na imagem.
Tenta dar um exemplo com uma imagem dentro, pq não estou entendendo.
Vc quer é redimensionar livremente na horizontal e redimensionar também na vertical, mas mantendo a proporção da imagem?
Mas tem como fazer sim, basta ver qual é o calculo certo e criar um FillTYpe para isso.
Imagine um painel com layout border, ele tem a opção norte, sul, leste, oeste e centro. A imagem vai ficar no fundo e pegar todo o painel. Só deve ser redimensionado a parte da imagem que estiver sobre a parte centro.
Isso não é simples de fazer não, pois os componentes não podem invador áreas diferentes do layout. O mais fácil seria você ter 3 JImagePanel, cada um com um pedaço da imagem.